Clique aqui para voltar à página inicialESPECIAL: Independência do Brasil
http://www.novomilenio.inf.br/festas/1822a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/27/02 09:51:06

Clique aqui para voltar à página inicial

D. João VI e a nacionalidade brasileira

Embora desprezado em Portugal por ter deixado Lisboa com toda a Corte, ante a iminência da invasão napoleônica, D. João VI é uma figura muito popular no Brasil, como recordou Oliveira Lima em sua obra Formação Histórica da Nacionalidade Brasileira (Publifolha/Top Books, São Paulo/SP, 2000):

D. João VI, no retrato exposto no Museu Imperial de Petrópolis/RJ

D. João VI, no retrato exposto no Museu Imperial de Petrópolis/RJ"(...) a suposta fuga de D. João VI nos surge então com feições mais dignas e apresenta um sentido inteiramente diferente da vulgaridade do temor, sentido que em nosso país a opinião pública, consciente em certos casos, instintiva na maior parte deles, não se demorou em ter percebido, a ponto de não hesitar nunca em fazer justiça ao monarca, que teve o mérito de ser denominado, na república, fundador da nacionalidade brasileira. Essa simpatia coletiva, impulsiva e sincera, não foi afinal senão o equivalente da simpatia individual, indubitável e calorosa, de que ele deu provas, em todas as oportunidades, pela sua pátria adotiva. (...) D. João VI era o homem absolutamente necessário ao meio e ao momento histórico do Brasil, para levar a cabo a pesada tarefa de fazer dele uma nação."

A imagem eqüestre de D. João, príncipe regente e depois soberano do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, foi pintada por Domingos Antônio Sequeira e está exposta no Museu Imperial, em Petrópolis/RJ.

A tela abaixo mostra D. João VI aos 53 anos de idade, portanto em 1820. D. João de Bragança, nascido em Lisboa em 1767, era o segundo filho do rei de Portugal, D. Pedro III e a da rainha D. Maria. Com a morte do irmão, D. José, tornou-se herdeiro do trono. Em 1792, órfão de pai e com a mãe enlouquecida, tornou-se regente de Portugal. Com a vinda para o Brasil, no início de 1808, tornou-se imperador do reino unido de Brasil e Portugal, título que conservaria até o final de sua vida, mantendo o direito de usar, simultaneamente com o filho D. Pedro I, o título de Imperador do Brasil, mesmo após a Independência.

D. João VI, aos 53 anos de idade
D. João VI, aos 53 anos de idade