Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult101a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/26/11 18:37:40
Clique na imagem para voltar à página principal
CULTURA/ESPORTE NA BAIXADA SANTISTA - NICE
Nice Lopes (1)

Leva para a página anterior

Virginiana, nascida em Santos, Nice Lopes vem obtendo o reconhecimento nacional e internacional para seu trabalho como ilustradora, como registrou o jornal santista A Tribuna em matéria sobre ela, publicada na página D-1 da edição de 20 de agosto de 2011:

Imagem: reprodução do jornal A Tribuna, páginas A1 (parcial) e D1 de 20 de agosto de 2011

Na ponta do lápis

A desenhista Nice Lopes integra publicação que destaca os melhores ilustradores do mundo, a Illustration Now. A santista em influências de Tim Burton e Edgar Alan Poe

Lucas Krempel

Da Redação

Com influências claras do escritor Edgar Allan Poe e do diretor Tim Burton, o trabalho da desenhista santista Nice Lopes, de traços inconfundíveis, merece destaque. Ela faz parte de uma lista de 80 ilustradores que tiveram o trabalho divulgado na edição 2011 da Illustration Now! Portraits, uma coletânea de retratos de artistas de vários países, que foi lançada no Brasil no início do mês.

No livro, Nice apresenta suas versões para a personagem francesa Amélie Poulain, Thom Yorke, vocalista do Radiohead, além de um dos seus alter-egos, a entomóloga. "Estou muito feliz de estar ao lado de grandes ilustradores do mundo, como Kako, Stina Persson, Autumm Whitehurst e Alexandra Compain-Tissier".

Esta é a segunda vez que a santsita, formada em Publicidade e Propaganda, consegue divulgar o trabalho em uma coletânea de nível internacional. Em 2007, ela integrou o Illustration Now!2, editado pelo brasileiro Julius Wiedemann, da Editora Taschen. "É a bíblia dos ilustradores, uma reunião de 150 profissionais do mundo todo".

Nice Lopes

Foto publicada com a matéria

Os retratos de Nice remetem muito a uma grande influência, o diretor de cinema Tim Burton. "Na adolescência assisti a Edward - Mãos de Tesoura, meu primeiro contato com a obra de Burton. E foi paixão à primeira vista. De lá para cá, procuro sempre acompanhar as obras de Tim. Gosto muito também do estilo sombrio do artista norte-americano Mark Ryden e do francês Benjamin Lacombe.

Para alcançar o reconhecimento internacional, a desenhista conta que desde cedo se dedicou a aprimorar os seus desenhos. Quando criança, Nice enviou uma carta à Editora Abril com alguns desenhos.

"Na época, o Eduardo Octaviano, então diretor de redação da divisão de publicações infanto-juvenis, muito simpático, respondeu à minha cartinha, dizendo que eu teria que aperfeiçoar meus traços, claro", lembra.

"A minha mãe mostrou a tal carta pra família toda, dizendo que o pessoal da Abril tinha respondido, aquelas coisas de mãe coruja", complementa.

Após o falecimento da mãe, Nice abandonou o sonho de infância. Parou de desenhar por um tempo. O talento, no entanto, não poderia ser desperdiçado. "Faz pouco tempo que voltei a desenhar, foi uma redescoberta de mim mesma, afinal eu gosto desse negócio desde os 6 anos de idade".

Sonho realizado - No ano passado, Nice foi convidada pela diretora de arte da Revista Claudia, Cida Junqueira, para ilustrar uma reportagem. "Fiquei super feliz e comovida. Quem diria, eu desenhando para a Editora Abril".

Desde então, contribuiu outras vezes para a mesma revista, além de divulgar o trabalho em outras publicações e suportes diferentes. "Fico fascinada e muito feliz de ver o meu trabalho em jóias, bottons, chaveiros e até tatuado para sempre no corpo de alguém".

Artista começou a desenhar ainda muito pequena, mas apenas recentemente transformou a paixão em um trabalho profissional. Ela publica parte de sua produção em seu blogue oficial, que pode se acessado no endereço: http://nicelopes.blogspot.com

Imagem publicada com a matéria

Em 23 de agosto de 2011, o semanário santista Jornal da Orla publicou, na sua versão digital:

23/08/2011

Colunistas / Arte&Fato

A arte de Nice Lopes

Márcia Costa / Arte&Fato

Poucas pessoas conseguem reproduzir, com tanto talento, a magia, o encanto e as inquietações do universo infantil, como a artista plástica Nice Lopes, prestigiada no Brasil e no mundo.  Ela faz parte de uma seleta lista de ilustradores que tiveram a sua obra publicada na Illustration Now! Portraits, considerada a bíblia dos ilustradores.

Quando adolescente, ela viu o filme Edward Mãos de Tesoura e teve seu primeiro contato com a obra de Tim Burton, em quem se inspirou para criar uma série de personagens desajustados, surreais e melancólicos. Em sua obra, convivem a tristeza, o sarcasmo e, principalmente, a beleza do mundo das fábulas. Veja mais detalhes no videoblog de Márcia Costa.

Vídeo postado no YouTube em 22/8/2011 por jornaldaorlasantos, e publicado com a matéria.

Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter o vídeo, em formato FLV (2'31" e 8,80 MB)

Nice foi também entrevistada pela Revista Cultural de Cubatão, editada pela jornalista Morgana Monteiro para a Prefeitura Municipal de Cubatão - matéria publicada na edição 8/ano 1, de setembro de 2011:

"ARTISTA CUBATENSE - NICE LOPES

Desenhando seu próprio mundo

O que a ilustradora Nice Lopes faz não é somente desenhar: ela cria personagens, elementos, combinações de cores e formas tão peculiares que é impossível não identificar suas obras de cara. Publicitária de formação, Nice cresceu em Cubatão e trabalha na cidade até hoje. Dos tímidos desenhos da juventude, a ilustradora inventou um estilo próprio, e vem ganhando o mundo com sua arte. Suas criações já ilustraram as páginas da Revista Cláudia (Ed. Abril), de livros (A Nuvem Vermelha, de Mô Amorim), são temas de sites, blogs, se transformaram em roupas da grife Bicho Comeu e, recentemente, foram incluídas na edição 2011 da Illustration Now! Portraits, uma coletânea de retratos de artistas de vários países. A publicação foi lançada em agosto no Brasil.

 

"Fazer ilustração não é apenas desenhar. O ilustrador sempre utiliza um tema para suas criações. É a partir dessa idéia que ele organiza os traços, as cores, sempre dando seu toque de estilo próprio."

Lançamento do livro Portraits na Livraria da Vila, na capital paulista, em 9 de agosto de 2011

Leva para a página seguinte da série