Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/lore0604.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/01/06 22:56:17
Clique aqui para voltar à página inicial da EMEF Lorena
EMEF "Bernardo José Maria de Lorena" - IMPRENSA
Lorena na Imprensa - atividades

[1º/6/2006]
Inaugurado recentemente na capital paulista, em espaço revitalizado da antiga estação ferroviária da Luz, o Museu da Língua Portuguesa foi visitado por alunos e professores da EMEF. "Lorena", que também estiveram na Pinacoteca do Estado, como registrou a edição de maio/2006 (ano IV, nº 20) do jornal Intervalo, informativo da Secretaria Municipal de Educação de Cubatão:
 

Os alunos do Lorena visitaram o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca
Foto: reprodução/Arquivo pessoal, publicada com a matéria

Extra-classe
Oitava série da Emef. Bernardo Lorena visita Museu da Língua Portuguesa em SP

Um grupo de 44 alunos das oitavas séries B1 e B2, da Emef. Bernardo José Maria de Lorena, visitou no sábado, dia 20 de maio, as dependências do Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca do Estado, na região central de São Paulo.

Organizada pelos professores Maria Luísa de Araújo Oliveira e Gildemar Pereira dos Santos, a visita coincidiu com a segunda edição da "Virada Cultural", realizada durante 24 horas na cidade de São paulo, com apresentações artísticas, concertos, exposições, rodas de músicas, entre outras atrações, o que tornou a excursão ainda mais enriquecedora.

"No museu, nossos alunos puderam conhecer a origem da Língua Portuguesa de uma forma bem dinâmica, interagindo com os diversos meios colocados à disposição dos visitantes", explicou a professora Maria Luísa.

A parte mais emocionante do passeio, segundo a professora, foi a visita ao planetário de palavras, um local onde são declamados textos enquanto palavras são projetadas nas paredes. "É um passeio muito interessante, que deve ser feito pelas demais escolas da rede municipal", avalia Maria Luísa.

Após conhecer todo o Museu da Língua Portuguesa, o grupo se deslocou para a Pinacoteca do Estado, localizada a poucos metros do museu. Lá, os estudantes cubatenses puderam apreciar pinturas e esculturas importantes da arte nacional e internacional, como obras de Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Victor Brecheret, e ainda de artistas como o francês Auguste Rodin e o espanhol Joan Miró.