Aluna é
convidada a reger a Banda Sinfônica
A
EMEF. "Lorena" foi a escolhida para uma experiência pioneira de divulgação
musical em Cubatão, quando a Banda
Sinfônica de Cubatão ali se apresentou, na manhã
do dia 9/6/2004, iniciando o projeto "Conhecendo a Sinfônica" - que
nos meses seguintes deve ser levado a outras escolas cubatenses. Tal trabalho
também voltará a ocorrer nesta escola: a apresentação
do dia 9 foi destinada às crianças das primeiras quatro séries
do Ensino Fundamental, e está prevista nova apresentação,
no segundo semestre de 2004, para alunos de 5ª a 8ª séries.
Orquestra
promoveu a interação com os alunos da EMEF "Lorena"
O concerto
didático, na quadra de esportes da escola, foi regido pelo maestro
Marcos
Sadao Shirakawa, tendo como assistente de regência Ulisses Damacena.
Eles foram recepcionados pela diretora da EMEF. "Lorena", professora
Zilda Pereira da Silva Gonçalves, demais professores e assistentes
de direção, que reuniram os alunos na quadra poliesportiva
coberta.
O clima frio
e o céu nublado não prejudicaram a apresentação,
que atingiu o objetivo de despertar o interesse dos alunos, não
apenas pelo repertório mas principalmente pela oportunidade que
as crianças tiveram de interagir com os músicos, pegando
a batuta no lugar do maestro.
Estudantes
de 1ª a 4ª séries participaram da experiência pioneira
Um folheto
então distribuído pelos visitantes ajudou os alunos a entenderem
melhor o que é uma banda sinfônica, com texto transcrito do
trabalho Banda Sinfônica de São Paulo, de Henrique
Lion:
"Podemos definir
banda sinfônica como um grande conjunto formado por instrumentos
de sopro e percussão (60 a 90 músicos), que se diferencia
das orquestras sinfônicas e das bandas tradicionais (civis ou militares)
pela diversidade de sua formação instrumental e abrangência
de repertório.
"Assim, além
dos instrumentos normalmente empregados pelas bandas convencionais, utiliza
oboés, corne-inglês, diversas espécies de clarinetes
e saxofones, vasto naipe de percussao e cordas. Esta formação
pode ser alterada de acordo com a natureza das obras, o que a torna apta
à execução de transcrições do repertório
concebido para a orquestra sinfônica e adequado à música
contemporânea, justificando assim o fato de seu vasto repertório
original, fruto da produção artística do século
XX.
Crianças
acompanharam as explicações com grande interesse
"No Brasil,
a palavra banda é geralmente associada às formações
militares, aos coretos das cidades do interior e, ainda, ao circo; mas
apenas muito ocasionalmente a um corpo sinfônico estável,
voltado para a música de concerto do mais alto nível de excelência,
como é o caso da Banda Sinfônica de Cubatão. Assim,
antes de tudo, a música que se entende destinada a essa formação
parece restringir-se às marchas (festivas ou fúnebres), dobrados,
fanfarras e hinos.
"A assombrosa
multiplicação das bandas militares e escolares no novo centro
econômico e cultural do mundo - os Estados Unidos da América
- constituiu uma verdadeira revolução em termos de formação
e repertório das bandas. No espaço de apenas vinte anos,
a partir de meados da década de 1930, vieram à luz inumeráveis
obras-primas destinadas às diversas combinações de
instrumentos de sopros. Muitos compositores deste século escreveram
especificamente para bandas, mas foram os compositores norte-americanos
que a adotaram como seu principal meio de expressão e enriqueceram
enormemente sua literatura de concerto".
Músicos
procuraram incentivar nas crianças o interesse pela arte musical
O folheto da
Banda Sinfônica relaciona os instrumentos empregados pelos músicos,
usando como referência o Dicionário de Música Zahar,
do editor Luiz Paulo Horta:
"Pode parecer
curioso, mas as corporações musicais se dividem em famílias.
Na Banda Sinfônica de Cubatão, existem esses instrumentos
assim distribuídos:
"Família
das madeiras - Os instrumentos de sopro conhecidos como Madeiras são,
como seu nome sugere, basicamente feitos de madeira, mesmo as flautas feitas
de metal. Os sons são produzidos pelo sopro do instrumentista, que
penetra no instrumento através de um orifício oval. O comprimento
da coluna de ar determina a altura da nota: quanto mais curta a coluna,
mais aguda será a nota e vice-versa. São Madeiras, além
do oboé, o clarinete, o fagote, o saxofone, a flauta e outros.
"Família
dos metais - trompa, trompete, trombone, tuba e eufônio (bombardino):
os sons do naipe de metais são produzidos também através
do sopro. Os instrumentos são construídos por uma liga de
metais, que substituiu o latão e o bronze. O timbre do instrumento
depende do bocal, do diâmetro interno do tubo e da abertura.
"Percussão:
Ritmos
- caixa, bumbo, triângulo, pratos...; Melódicos - tímpano,
xilofone, bells, vibrafone, marimba".
Uma experiência
aplaudida pelos alunos, a de ser o regente por alguns momentos
Tendo como
fonte de informações o maestro Antônio Carlos Neves,
diretor do Conservatório Dramático e Musical de Tatui/SP,
o folheto termina citando algumas dicas para quem vai a um concerto:
"O
silêncio é fundamental, pois a música valoriza as pequenas
nuances sonoras e os sons suaves. A platéia colabora (e muito!)
com o silêncio. As palmas fazem parte da tradição,
mas, cuidado, muitas peças apresentam seções chamadas
de movimentos, com pausa entre elas. Quem vai assistir um concerto
pela primeira vez pode observar o restante da platéia, evitando
assim ficar em dúvida na hora dos aplausos e do intervalo. Geralmente
os movimentos estão escritos no Programa, é bom conferir.
"O papel do
maestro é, basicamente, cuidar da harmonia sonora, assegurando o
equilíbrio entre todos os instrumentos. A batuta serve para, entre
outras coisas, marcar a velocidade e o ritmo da banda.
"Talvez possa
parecer estranho o maestro cumprimentar apenas um músico ao entrar,
mas esse músico geralmente é o spalla, que é
o músico mais importante da corporação. Com esse gesto,
o maestro simbolicamente está cumprimentando todos os outros músicos".
A regente
da escola e o regente da orquestra, no final da apresentação
musical