Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/lore0310.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/30/03 14:02:19
Clique aqui para voltar à página inicial da EMEF Lorena
EMEF "Bernardo José Maria de Lorena" - IMPRENSA
Lorena na Imprensa - atividades
[9/9/2003]

Matéria divulgada em 9/9/2003:

Palestra sobre aborto integra
projeto pedagógico da EMEF. Lorena

Despertando nos estudantes a consciência crítica sobre os valores éticos e morais relacionados com a Sexualidade, foi assistida com grande interesse a palestra sobre o tema Aborto, proferida pela Sra. Cecília Passareli, da Associação em Defesa da Vida Nascente e da Família, no dia 9, em dependências da Escola Municipal de Educação Fundamental Bernardo José Maria de Lorena, em Cubatão. 

Com o lema "Tudo pela vida" e lembrando o valor inestimável da vida de cada ser humano, a palestrante demonstrou as fases do início da vida, a partir do momento da concepção e nas primeiras semanas, e o que acontece com essa nova vida quando a gestação é interrompida.

Objetivos - A promoção dessa palestra integrou o Projeto Pedagógico de Orientação Sexual que vem sendo desenvolvido desde o início do ano pela escola, visando desmistificar tais assuntos, eliminar preconceitos e dar orientações fundamentais para que os estudantes tenham uma vida mais saudável.

Segundo a monitora do projeto, professora Silvana Gomes de Souza, o objetivo é que os alunos "construam seus próprios valores sobre a sexualidade, transmitindo informações e promovendo debates sobre questões relacionadas ao tema, sem invadir a intimidade nem direcionar o comportamento dos estudantes, pois a escola não pretende julgar os valores que as famílias proporcionam às crianças".

Nos poucos meses de execução desse projeto, os resultados já são perceptíveis em termos de conscientização dos estudantes, que inclusive se engajaram na produção voluntária de folhetos educativos. 

A maior dificuldade tem sido a obtenção de patrocínio na forma de parcerias para confeccionar material explicativo para todos os alunos, como fitas de vídeo, jogos educativos e livros. Assim, por enquanto este projeto pedagógico abrange apenas alunos de 5ª a 8ª séries, embora a meta seja estendê-lo a toda a escola.



SERVIÇO:
Associação em Defesa da Vida Nascente e da Família:
Av. Nações Unidas, 97, Vila Nova, Cubatão/SP 11520-140, tel. (0**13)3361-3706.

Publicado no informativo Intervalo, da secretaria de Desenvolvimento Educacional de Cubatão, na edição nº 5, de setembro de 2003: 

Outras imagens do evento: