Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/lore0306.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/30/03 11:18:40
Clique aqui para voltar à página inicial da EMEF Lorena
EMEF "Bernardo José Maria de Lorena" - IMPRENSA
Lorena na Imprensa - atividades
[29/nov/2003]

Matéria enviada à imprensa regional em 29/11/2003:
 
Folheto de programação divulgado pela Prefeitura Municipal de Cubatão

Meio-Ambiente

"Água é Vida" será o tema da semana em Cubatão
Cerimônia na EMEF. Lorena destaca plano Piscicultura na Escola

Com a apresentação às autoridades do anteprojeto "Piscicultura na Escola: Meu Peixe, Minha Vida", será aberta nesta segunda-feira, na EMEF. "Bernardo José Maria de Lorena", a programação da Semana de Conscientização "Água é Vida" organizada pela Prefeitura Municipal de Cubatão. 

A cerimônia, a partir das 10 horas, deverá ter a presença do prefeito municipal Clermont Silveira Castor e do secretário municipal do Meio-Ambiente, Eduardo Bello. Eles percorrerão instalações da escola, como o Recanto "Professora Nádia Maria Lima de Melo", que inclui um viveiro de peixes, e diversas classes, onde estarão sendo realizadas atividades escolares relativas à água doce, tema escolhido pelas Nações Unidas para ser destacado em 2003.

No pátio, com a presença também dos representantes da EMEI. "Ceará" e da Escola Estadual "Lincoln Feliciano", falarão as principais autoridades e a professora Zilda Pereira da Silva Gonçalves, que responde pela direção da EMEF. "Lorena". Estão previstas ainda apresentações de alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, com a professora Célia Regina S. Pinheiro, e da Classe Especial, com a professora Vilma Mattos de Lima, e o evento será abrilhantado pela Banda de Tambores "Bernardo J.M. Lorena".

Piscicultura - O anteprojeto "Piscicultura na Escola: Meu Peixe, Minha Vida" se inspira nas idéias do escritor Afonso Schmidt - que na sua famosa obra Zanzalá (uma visão futurista de Cubatão) descreveu as escolas como fornecedoras não apenas do alimento espiritual, mas também do alimento material da comunidade. Assim, prevê a formação de parcerias com órgãos públicos e empresas privadas para a produção de pescado em tanques adequadamente tratados, em dependências da escola, e destinado principalmente à merenda escolar. 

O plano, que passa agora à fase de estudos de viabilidade técnica e econômica, se insere também nos objetivos do programa "Água é vida", por mostrar de forma prática aos estudantes a importância da preservação dos mananciais de água doce e dos oceanos para que os peixes se desenvolvam e sejam usados adequadamente na alimentação.

Além de propiciar aos alunos conhecimentos sobre piscicultura, classificação dos peixes e outros aspectos da Biologia e da Zoologia, o anteprojeto considera ainda o aprendizado sobre nutrição e economia pesqueira, bem como enfatiza o uso do peixe na culinária.