Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch090c11.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/16/12 15:59:54
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
HISTÓRIAS E LENDAS DE CUBATÃO - CUBATÃO EM... - 1992 - BIBLIOTECA NM
1992 - pela Prefeitura [11]

"Cubatão, agora a Cidade Símbolo da Ecologia"

Clique na imagem para voltar ao índice desta sérieEm dezembro de 1992, na administração do prefeito Nei Eduardo Serra, a Prefeitura de Cubatão editou o livrete Prefeitura Presta Contas - 1989-1992 - A grande transformação de Cubatão, com 28 páginas e as capas, editado pela Gerência de Comunicação Social, sob responsabilidade do jornalista Marcelo Di Renzo, com textos da jornalista Eunice Tomé e fotos de Salvador Luiz de Souza, Manoel Macedo e Nilton Lopes Medeiros. A composição, diagramação e impressão ficaram a cargo de Gráficas Brasileiras Ltda., da capital paulista. Esta é a reprodução integral (páginas 14 e 15):

Leva para a página anterior

Prefeitura Presta Contas 1989-1992

A grande transformação de Cubatão

Leva para a página seguinte da série


Imagem publicada com o texto, na página 14. Cor acrescentada por Novo Milênio

Meio Ambiente

Cubatão, agora a Cidade Símbolo da Ecologia

De Vale da Morte a Vale da Vida. De Cidade mais Poluída do Mundo para Cidade Símbolo da ecologia. Essa mudança aconteceu em Cubatão, graças a uma série de posturas e medidas levadas a efeito pela municipalidade, pelo Governo do Estado, pelos industriais e pela comunidade.

O controle ambiental atingiu o índice de 90% e os 10% restantes estão sendo solucionados com o controle das fontes secundárias e com a implantação do gás natural no Polo Industrial.

Para melhor acompanhar e fiscalizar a manutenção desse programa e também para dotar a cidade de parques e muito verde é que a Administração criou a Secretaria do Meio Ambiente, passando para esse novo setor os serviços de recolhimento de lixo, limpeza urbana, plantio de árvores e recuperação de praças.


Parque Ecológico Cotia-Pará

Imagem publicada com o texto, na página 14. Cor acrescentada por Novo Milênio

A implantação de 10 parques públicos no município, sendo 4 deles parques ecológicos, veio ampliar as opções de lazer aliadas à ecologia. Essas instalações contam com quadras esportivas, play-ground, quiosques, bancos, mesas, bosque e outros atrativos, para que a população tenha momentos de entretenimento sadios. Nos parques ecológicos Perequê e Cotia-Pará foram colocadas em funcionamento Escolas Ecológicas da Mata Atlântica e dos Manguezais, onde estão sendo ministradas aulas aos alunos das escolas municipais sobre meio-ambiente, contando com os recursos vivos e naturais de ambos os assuntos.

Em 92, a Prefeitura colocou em prática mais um programa ecológico, com o objetivo de educar as crianças do município para a questão ambiental. Foram adquiridas mil coleções da série "De mãos dadas com a natureza", com sete livros e um kit contendo pazinhas, lupa, adubo vegetal e sementes, para trabalhos práticos. Esse material está sendo distribuído nas escolas da cidade.

Uma outra conquista da Secretaria do Meio Ambiente foi a elaboração do 1º Código Ambiental de Cubatão, o qual dá maiores poderes ao município para garantir a manutenção dos resultados alcançados até agora.

Um programa de plantio de 130 mil árvores foi acionado pela secretaria.

A limpeza da cidade foi melhorada, sendo que a coleta domiciliar alcançou 90% e os 10% restantes são recolhidos por caçambas.

Na área de segurança da comunidade, além de possuir a Comissão Municipal de Defesa Civil mais equipada do País, foi instalado um Posto Avançado da Comdec e dos bombeiros, na Vila dos Pescadores, e implantado um Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho, no Parque do Trabalhador.


Parque na Avenida Beira-Mar, Jardim Casqueiro

Imagem publicada com o texto, na página 15. Cor acrescentada por Novo Milênio

O reconhecimento das melhorias das condições de vida não foi feito apenas pela comunidade local. O Banco Mundial-Bird, em relatório amplamente divulgado durante a Rio-92, teceu elogios ao exemplo de Cubatão no combate à poluição. E mais – superou-se os 12,8 m² que a ONU estabelece de áreas verdes por habitante como ideal, pois atingiu-se 32 m²/hab.

Demonstrando transparência em seus programas e dando uma satisfação ao público da qualidade do ar em três pontos da cidade – Vila Nova, Centro e Vila Parisi -, foi instalado um Medidor de Qualidade do Ar com painel eletrônico na Av. 9 de Abril, no Centro da Cidade. O painel dá informações das medições da Cetesb.

Foi dada solução definitiva ao problema da Vila Parisi com a remoção total de 25 mil pessoas, para áreas urbanas.


Escola de formação de defensores da natureza

Imagem publicada com o texto, na página 15. Cor acrescentada por Novo Milênio