Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto110a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/18/11 12:30:52
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
CUBATÃO DE ANTIGAMENTE
Uma praça para a Bíblia (2)

Leva para a página anterior

Inaugurada em 2 de abril de 1978, três anos depois do Paço Municipal, esta praça situada na Vila Couto, no centro cubatense, passou por várias transformações. As imagens desta página são do arquivo do artista Jean Luciano, autor do projeto, e foram por ele enviadas a Novo Milênio em 15/2/2011. Na primeira, o roteiro da cerimônia de inauguração, seguindo-se uma vista do monumento nessa época:

Imagens: acervo de Jean Ange Luciano

O monumento, destacado em anúncio da Prefeitura de Cubatão em 1978:

Imagem: reprodução parcial de página publicitária da Prefeitura Municipal de Cubatão publicada em 1978 na imprensa santista

Em 2 de abril de 1978, o jornal santista A Tribuna registrou:


A solenidade fez parte da festa da emancipação
Imagem: foto publicada com a matéria, em reprodução no acervo de Jean Ange Luciano, enviada a Novo Milênio em 15/2/2011

Monumento à Bíblia inaugurado em Cubatão

Como parte da programação do 29º aniversário de emancipação política e administrativa de Cubatão, o prefeito Carlos Frederico Soares Campos inaugurou ontem o Monumento à Bíblia, em frente ao Paço Municipal, que passou a denominar-se Praça da Bíblia. O projeto do marco foi criado pelo artista plástico Jan Luciano, e executado pela Prefeitura com a verba de Cr$ 420 mil, além da iluminação, de todo o logradouro, que custou cerca de Cr$ 600 mil. A construção do monumento decorreu de um projeto de lei do ex-vereador Moacir Lara, aprovado pela Câmara Municipal.

Inicialmente, o prefeito municipal, ao lado do pastor Ivan Espíndola de Ávila, secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil, descerraram a placa alusiva à inauguração, sendo que, a seguir, o padre Balthazar procedeu à bênção do monumento. Durante o ato ecumênico, falaram diversos pastores, havendo também a apresentação de músicas religiosas pelo Quarteto Brilho Celeste, da 1ª Igreja Batista de Cubatão, e pelo Conjunto Musical Novas Alegrias, da Igreja Evangélica Pentecostal do Brasil para Cristo.

No monumento, que pretende ser uma projeção das múltiplas obras que constituem a Bíblia, há placas com os dez mandamentos em Hebraico e Português, e, na terceira, o salmo 14.415, em que se lê: "Bem-aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor".


Imagem: reprodução parcial da primeira página do jornal Cidade de Santos de 9 de abril de 1978

A explicação da imagem de capa do jornal Cidade de Santos, de 9/4/1978:

Nossa capa

O logotipo desta edição traz uma vista externa do conjunto arquitetônico formado pelos blocos executivo, Legislativo e Cultural, do Paço Municipal "Piaçaguera", de Cubatão. O conjunto foi construído pelos prefeitos nomeados Zadir Castelo Branco e Carlos Frederico Soares Campos. Este fez algumas alterações no projeto paisagístico original. Aproveitando a antiga Praça Bernardo Pinto, que passou a Praça da Bíblia, construiu um "Monumento à Bíblia", que se vê em primeiro plano.

O "Monumento à Bíblia" é uma representação plástica criada por Jean Luciano, e, segundo seu autor, "é idealizado, projetado nas representações das múltiplas obras (livros) que a compõem; antiga revelação da palavra de Deus, indagação gral que tem por objeto conhecer os fatos, os elementos que compõem suas relações, recebe projeção em descrição plástica, que representa as experiências psicológicas desta investigação".

 

 

Imagem: reprodução parcial de página do jornal Cidade de Santos de 9 de abril de 1978