Imagem: reprodução parcial da página 1 com a matéria
Pista de Kart vai ajudar na mudança da imagem de Cubatão
O kartódromo vai ocupar área de preservação ambiental
Foto publicada na página 1 com a matéria
Passarelli quer construir kartódromo ainda este ano
Ainda este ano, o prefeito José Osvaldo Passarelli pretende contratar as obras de construção do kartódromo, que vai ocupar uma grande parte da área do sítio Cotia-Pará, bem próximo ao Viveiro de Mudas da Prefeitura.
Serão ao todo mais de mil metros de pista, das quais 541 em trechos de reta e o restante do percurso em curvas, pavimentados com asfalto. Para desenvolver o projeto, o arquiteto Sérgio Lucon, da Secretaria de Planejamento do Município, foi buscar orientação de técnicos da Federação Paulista de Kart, que determinaram os padrões oficiais necessários a uma competição completa, qualquer que seja a categoria. Por isso mesmo, o cuidado também na projeção de pistas alternativas, para limitar distâncias de percurso. Ao final da grande reta de chegada, que passa bem defronte das arquibancadas, há, ainda, a entrada para os boxes, com a respectiva pista de desaceleração.
Atualmente uma firma já contratada pela Prefeitura está fazendo os trabalhos de sondagem do solo, no Cotia-Pará, para verificar se existe material próprio para a realização de aterro hidráulico da área, o que facilitaria, inclusive, a regularização do local, deixando-a em condições mais firmes à realização da obra.
Consta do projeto a construção de uma arquibancada, com 8 lances de escada de 80 metros cada um, para poder acomodar aproximadamente 1.300 pessoas. Sob esta arquibancada, sanitários, depósito e grande cantina formam esta parte do conjunto.
O projeto do kartódromo já foi aprovado pelo prefeito, que o encaminhou à Secretaria de Obras, para que esta contrate os projetos complementares de elétrica, hidráulica e esgotos e, em seguida, solicite as obras no seu todo.
Os 38 boxes serão cobertos, como acontecerá também com a área para abastecimento e que contará com tambores para armazenamento de 200 litros de combustível. Em dois pavimentos, na pista, será erguida uma torre, em alvenaria, para acomodar o diretor e o cronometrista das provas.
Como toda pista moderna, a do kartódromo de Cubatão terá separação, no seu miolo, por extensos gramados. E o arquiteto não esqueceu, também, das demais áreas administrativas, como é o caso da secretaria, oficina, cantina, posto médico, sanitários, estacionamento para ambulância e outro para o público, entre outras dependências dessa natureza.
Toda a área do kartódromo será cercada, grande parte com tela de arame galvanizado, e o perímetro fronteiriço aos boxes e à portaria com muro de alvenaria.
O kartódromo vai integrar a grande área de lazer que Passarelli pretende criar nas terras que compõem o Sítio Cotia-Pará, onde não pode ser dada outra destinação a não ser a recreativa de preservação ambiental, já que uma lei aprovada pela Câmara Municipal atendeu proposta nesse sentido do então vereador Paulo Nogueira. Além do mais, a opção do prefeito pelo kart visa à incrementação desse esporte, hoje bastante difundido e com perspectiva de atrair visitantes a Cubatão.
A área para o kartódromo receberá aterro hidráulico
Imagem: reprodução parcial da página 3 com a matéria |