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CUBATÃO DE ANTIGAMENTE
Projetos de obras, 1970

O livro Cubatão Ontem e Hoje, um Marco do Desenvolvimento (editora Hallison Publicidade Ltda., S.Paulo/SP), publicado em 1970, apresentou um balanço das atividades da Prefeitura Municipal de Cubatão, citando vários projetos de obras que seriam executadas nos meses seguintes:

Viaduto sobre a Estrada de Ferro Sorocabana (EFS)

Obras viárias fundamentais

Duas grandes obras, uma já em andamento e outra que logo será iniciada, transformarão completamente a fisionomia de Cubatão, facilitando completamente o acesso viário ao Município, como sua ligação com a rodovia Santos-Guanabara (N.E.: texto publicado em 1970, quando ainda existia esse estado, refere-se à atual rodovia Rio-Santos).

Os projetos foram feitos pela Roberto Rossi Zuccolo - Engenharia Civil e Estrutural Ltda., e compreendem o viaduto sobre a Estrada de Ferro Sorocabana e Rio Cubatão e o trevo do Casqueiro.

O primeiro conjunto de viadutos envolve obras de um viaduto sobre a E.F.S. e paralelamente é a ligação com a rodovia Santos-Guanabara. A obra ferroviária, já em execução, compreende um viaduto de aproximadamente 700 metros, com via dupla. Este trabalho dirigido pelo D.E.E.R., além de propiciar a travessia do Rio Cubatão e da Avenida 9 de Abril, atravessa alças de trevo, em obras de arte que permitem todos os tipos de ligação viária entre Santos e São Paulo e vice-versa. Esse sistema viário, implantado dentro do município de Cubatão, desafogará o centro urbano, liberando o município do movimento intenso que forçosamente a nova rodovia provocará.

Trevo do Casqueiro - Obra gigantesca, de linhas arquitetônicas arrojadas, já teve o seu projeto aprovado. O objetivo do trevo é a transposição da Via Anchieta, ligando o Jardim Casqueiro com o centro urbano de Cubatão, evitando a atual passagem de nível que liga a Avenida Brasil (Jardim Casqueiro) e Avenida Bandeirantes (acesso ao Cubatão), local de inúmeros acidentes automobilísticos e atropelamentos.

A extensão do viaduto foi determinada, principalmente, pela faixa de 100 metros, uma exigência do Dersa, visando ampliações futuras da Via Anchieta, obedecendo os gabaritos mínimos das rodovias estaduais.

O comprimento total da obra é de 400 metros, excluindo as rampas em aterros possíveis na região. A faixa central sobre a Via Anchieta será vencida por vão de 30, 40 e 30 metros, e os vãos nas rampas de acesso serão de 25 metros. A fundação foi prevista em estaqueamento de comprimento aproximado de 40 metros. A superestrutura, toda de concreto propendido, obedece ao sistema "Freyssinet". O volume de concreto será aproximadamente de 3.500 metros cúbicos. O prazo de execução será de 10 meses.

Trevo do Casqueiro

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