O livro Cubatão Ontem e Hoje, um Marco do
Desenvolvimento (editora Hallison Publicidade Ltda., S.Paulo/SP), publicado em 1970, apresentou um balanço das atividades da Prefeitura
Municipal de Cubatão, citando vários projetos de obras que seriam executadas nos meses seguintes:
Viaduto sobre a Estrada de Ferro Sorocabana (EFS)
Obras viárias fundamentais
Duas grandes obras, uma já em andamento e outra que logo será iniciada, transformarão
completamente a fisionomia de Cubatão, facilitando completamente o acesso viário ao Município, como sua ligação com a rodovia Santos-Guanabara
(N.E.: texto publicado em 1970, quando ainda existia esse estado, refere-se à atual rodovia
Rio-Santos).
Os projetos foram feitos pela Roberto Rossi Zuccolo - Engenharia Civil e Estrutural
Ltda., e compreendem o viaduto sobre a Estrada de Ferro Sorocabana e Rio Cubatão e o trevo do Casqueiro.
O primeiro conjunto de viadutos envolve obras de um viaduto sobre a E.F.S. e
paralelamente é a ligação com a rodovia Santos-Guanabara. A obra ferroviária, já em execução, compreende um viaduto de aproximadamente 700 metros,
com via dupla. Este trabalho dirigido pelo D.E.E.R., além de propiciar a travessia do Rio Cubatão e da Avenida 9 de Abril, atravessa alças de trevo,
em obras de arte que permitem todos os tipos de ligação viária entre Santos e São Paulo e vice-versa. Esse sistema viário, implantado dentro do
município de Cubatão, desafogará o centro urbano, liberando o município do movimento intenso que forçosamente a nova rodovia provocará.
Trevo do Casqueiro - Obra gigantesca, de linhas arquitetônicas arrojadas, já teve
o seu projeto aprovado. O objetivo do trevo é a transposição da Via Anchieta, ligando o Jardim Casqueiro com o
centro urbano de Cubatão, evitando a atual passagem de nível que liga a Avenida Brasil (Jardim Casqueiro) e Avenida Bandeirantes (acesso ao
Cubatão), local de inúmeros acidentes automobilísticos e atropelamentos.
A extensão do viaduto foi determinada, principalmente, pela faixa de 100 metros, uma
exigência do Dersa, visando ampliações futuras da Via Anchieta, obedecendo os gabaritos mínimos das rodovias estaduais.
O comprimento total da obra é de 400 metros, excluindo as rampas em aterros possíveis na
região. A faixa central sobre a Via Anchieta será vencida por vão de 30, 40 e 30 metros, e os vãos nas rampas de acesso serão de 25 metros. A
fundação foi prevista em estaqueamento de comprimento aproximado de 40 metros. A superestrutura, toda de concreto propendido, obedece ao sistema "Freyssinet".
O volume de concreto será aproximadamente de 3.500 metros cúbicos. O prazo de execução será de 10 meses.
Trevo do Casqueiro
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