A SEGUNDA LOCALIZAÇÃO DO POVOADO JUNTO AO ATUAL VIADUTO DO RIO PEREQUÊ - Instigados pelos
franceses da Guanabara, os índios do Vale do Paraíba promoveram freqüentes ataques aos portugueses de São Vicente no Caminho do Ramalho, causando o
seu progressivo abandono e definitiva extinção, em 1560. Somente então floresceu a segunda localização do povoado de Cubatão, junto ao atual viaduto
do Rio Perequê, que fora batizada por Martim Afonso com o nome de Porto de Santa Cruz
A TERCEIRA LOCALIZAÇÃO - A terceira localização do povoado, o Porto Geral, junto da
desembocadura do Ribeirão das Pedras, na primeira metade do século XVII, segundo a escritora Inez Garbuio Peralta, tem como referência a atual Praça
Coronel Joaquim Montenegro, o conhecido Largo do Sapo, no piemonte, próximo à cabeceira da ponte da Avenida Nove de Abril. A inscrição em bronze no
centro da praça refere-se ao Porto Geral originado com a criação de um novo caminho de acesso para o sertão, e fala em especial da Fazenda Geral e
da função de Alfândega exercida bastante tempo por aquele porto
O NÚCLEO INICIAL DA QUARTA LOCALIZAÇÃO DO POVOADO - Nesta vista aérea da ponte da Avenida
Nove de Abril sobre o Rio Cubatão, as flechas indicam à esquerda o Largo do Sapo junto ao Porto Geral, e à direita o local do início da quarta
localização do povoado em 1803, quando o governador da Capitania ordenou a transferência da povoação para o local da extinta Fazenda Geral dos
Jesuítas, na margem direita do rio
VISTA PARCIAL DO PIEMONTE E DO ATERRADO - Esta vista parcial aérea revela o serpear do Rio
Cubatão que separa com nitidez a região do piemonte ou Cubatão da Serra, da região da planície do Cubatão onde passou a se localizar ultimamente a
Nova Cubatão a partir da transferência para o local da Fazenda Geral dos Jesuítas, e mais especialmente após a construção do Aterrado em 1827 (a
Avenida Nove de Abril que se vê na foto)
O PORTO DA INDÚSTRIA - A moderna Piaçagüera dos nossos dias - antigo porto do Rio Mogi,
localizado em terra firme no piemonte - é hoje a área de maior concentração industrial de Cubatão. Utilizando a mais arrojada e sofisticada
tecnologia firma- se como porto da indústria básica da nação. Na ilustração acima divisam-se em primeiro plano os terminais marítimos da Cosipa e
Ultrafértil, vendo-se levemente ao fundo o vale do Rio Mogi
O CUBATÃO DE HOJE - Visão noturna do centro do Cubatão (Avenida Nove de Abril) em 1973
Imagens e legendas acima extraídas do livro O Caminho do Mar - subsídios para a história
de Cubatão, de Inez Garbuio Peralta, ed. Prefeitura Municipal de Cubatão, 1973 (1ª edição)