Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/brubenslara.htm
Publicado originalmente em 21/12/2013 12:26:27
Última modificação em 18/09/2024 10:06:09
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
NÚCLEOS DE CUBATÃO/SP
Conjunto Residencial Rubens Lara
(parte do Parque São Luiz)

Conjunto habitacional com 1.840 moradias, em área de 200 mil metros quadrados desapropriada pelo governo estadual no Parque São Luiz, com prédios de cinco e nove andares, casas assobradadas e casas sobrepostas, praças, ciclovia, vagas de garagem, churrasqueira, quadras poliesportivas e paisagismo, em um conjunto diferenciado que é referência em sustentabilidade, como informou o Governo Estadual ao entregar 365 unidades, em 6 de janeiro de 2012:

O Governo do Estado entregou 784 novas moradias em Cubatão, dando prosseguimento ao Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar

Foto: José Luis da Conceição/Governo do Estado de São Paulo

 

Todos os apartamentos, casas sobrepostas e sobrados foram projetados com melhorias do padrão de qualidade da CDHU

Foto: José Luis da Conceição/Governo do Estado de São Paulo

As obras desse conjunto foram iniciadas em junho de 2009. Em 11 de agosto de 2010 foram entregues as chaves às primeiras 96 famílias moradoras da região da Serra do Mar, como noticiou a TV Tribuna em seu portal:
Habitação

Governador de São Paulo entrega chaves de 96 apartamentos no Casqueiro

As chaves do Residencial Rubens Lara, no Jardim Casqueiro, em Cubatão, foram entregues a 96 famílias, moradoras da região da Serra do Mar, na manhã desta quarta-feira. A cerimônia contou com a presença do governador do Estado, Alberto Goldman e do secretário estadual de habitação, Lair Krähenbühl.

Apesar da entrega das chaves, as famílias só passarão a morar no conjunto quando a Prefeitura de Cubatão expedir a carta de habite-se, que é a liberação administrativa para uma construção ser habitada. A previsão é de que o documento fique pronto nos próximos dias.

Durante o evento de inauguração, foram assinados os contratos de aquisição dos imóveis, que serão adquiridos com 15% da renda de cada uma das famílias.

O conjunto habitacional e os apartamentos seguem o novo padrão de habitação da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e conta com pastilhas na fachada, aquecedores solares, vaga de garagem para os apartamentos, calçamento e área de lazer. De acordo com o secretário estadual da habitação, até o final do ano, mais 600 famílias poderão se mudar para este conjunto.

Falta de infraestrutura

A entrega das chaves não agradou a Sociedade de Melhoramentos do Jardim Casqueiro (Someca), que pediu auxílio à Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público (MP) de Cubatão para impedir que o Governo do Estado inaugurasse as primeiras moradias.

De acordo com a Someca, o bairro ainda não possui infraestrutura adequada para abrigar as cerca de oito mil pessoas que passarão a viver nas unidades habitacionais até o fim do ano.

Entre as solicitações da Sociedade estão a conclusão do sistema de coleta de esgoto, que de acordo com a Sabesp, só deverá ser entregue no próximo ano, além da construção de outros equipamentos públicos como a construção de mais escolas, mais policiamento e a concretização da duplicação do Viaduto 31 de Março, hoje saturado.

De acordo com o governador Alberto Goldman, “aquilo que for obrigação do Estado vai ser feito”.

Questionado sobre as exigências da Someca, Goldman explicou que ainda falta definir o local que abrigará uma nova unidade de saúde. Em relação à educação, as obras de três escolas, que já estão em andamento, deverão ser concluídas em fevereiro e no mês de outubro, serão iniciadas as obras de duplicação do Viaduto.

”Esse é o maior investimento do Estado. São R$ 10 mil por habitante, o que representa um investimento de R$ 1 bilhão de reais”.

Fonte: A Tribuna On-line

Clique na imagem para obter o vídeo

Noticiário do Jornal da Tribuna 2ª edição, da TV Tribuna, em 21/12/2010 - Vídeo postado pelo portal da prefeita Marcia Rosa no YouTube em 22/10/2010 - Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter o vídeo, em formato MP4, com 2'20" e 7,33 MB

A entrega de 481 moradias foi noticiada pelo jornal santista Diário do Litoral, em 20 de novembro de 2011, página 3:

Segundo o governador Geraldo Alckmin, mês que vem mais 510 moradias serão entregues
Somente no Residencial Vila Harmonia foram 217 entregues

Fotos: Lucas Baptista Jr., publicadas com a matéria

CIDADES - Cubatão
Famílias da Serra do Mar recebem novas moradias

A entrega das chaves aconteceu neste sábado, no Conjunto Habitacional Residencial Vila Harmonia, no Bolsão 7

Da Reportagem

481 novas moradias foram entregues ontem, em Cubatão, para famílias que residiam em áreas de risco ou de preservação ambiental na Serra do Mar. A transferência dessas famílias fez parte do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar.

A cerimônia de entrega das chaves das residências foi realizada no Conjunto Habitacional Residencial Vila Harmonia, no Bolsão 7, e contou com a presença da prefeita da Cidade, Marcia Rosa, do secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres, do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Antônio Carlos do Amaral Filho, do ex-governador do Estado, Geraldo Alckmin.

Durante a solenidade, Alckmin enfatizou que o município possui os melhores conjuntos habitacionais do Estado e que "no próximo mês serão entregues mais 510 moradias".

Das 481 residências entregues ontem, 167 foram destinadas para o Residencial Rubens Lara, 217 para o Residencial Parque dos Sonhos, no Bolsão 9.

A previsão é que até o final do ano 991 famílias, cerca de 4 mil famílias, cerca de 4 mil pessoas, que ainda moram na Serra do Mar sejam transferidas para imóveis da CDHU.

Pilões - O secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres, enfatizou que as 660 famílias que serão retiradas do bairro Pilões (área de alto risco devido a inundações e deslizamentos), em breve serão auxiliadas. Algumas terão novas moradias em conjuntos habitacionais da CDHU, enquanto outras, que aguardarão a transferência, receberão auxílio-moradia. Os prazos para que isso aconteça não foram divulgados.

Retrospecto - Até ontem, 80 imóveis já haviam sido entregues. Em dezembro do ano passado foram 48 moradias para o Conjunto Habitacional Rubens Lara, no Jardim Casqueiro, e em janeiro desse ano foram 32 imóveis entregues no Residencial Vila Harmonia, no Bolsão 7.

Em 21 de dezembro de 2010 foram entregues mais 48 imóveis, como noticiou a Prefeitura de Cubatão no blogue Informa Cubatão (do Departamento de Imprensa), nessa data:

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Prefeita e secretário da Habitação entregam apartamentos para 48 famílias cubatenses

Quarenta e oito famílias de Cubatão receberam, na manhã desta terça-feira, um presente especial de fim de ano: a oportunidade de, a partir de agora, morarem em casa própria. Elas viviam em áreas de risco, nas encostas da Serra do Mar e, agora, passarão a residir em apartamentos construídos pelo Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, desenvolvido pelo Governo do Estado.  

A prefeita Marcia Rosa e o secretário de Habitação do Estado, Lair Krähenbühl – na ocasião representando o governador Alberto Goldman presidiram a solenidade de entregas das chaves, realizada no Conjunto Habitacional Rubens Lara, no Jardim Casqueiro.

Marcia, em seu discurso, afirmou que sua presença naquela solenidade justificava-se, em primeiro lugar, pelo fato de o núcleo habitacional chamar-se Rubens Lara. "Era uma pessoa que respeitava a todos, um político de quem a gente tem saudades e guarda no lado esquerdo do peito", disse.

Marcia afirmou, ainda, que não poderia deixar de estar presente naquele que seria o último ato público de Lair Krähenbühl, em Cubatão, como secretário de Habitação (ele não ocupará o cargo no próximo governo estadual). Segundo a prefeita, Lair caracterizou sua atuação pelo diálogo com o governo municipal e pelo envolvimento e carinho demonstrado para com as comunidades atingidas pelo projeto Serra do Mar. "Você marca sua história de vida com obras como esta, na qual demonstrou que se encanta por aquilo que faz".

A prefeita destacou, ainda, que o povo de Cubatão era um dos principais motivos de sua presença naquele ato. "Afinal, Cubatão merece um conjunto habitacional como este. Não há dúvidas de que não há, em todo o Estado de São Paulo, um conjunto da CDHU tão bonito". Segundo Marcia, a obra é um dos símbolos da cidade que hoje está sendo construída, com respeito à dignidade das pessoas, principalmente no que se refere ás suas moradias. "Você estão recomeçando uma nova vida, um novo momento", disse a prefeita, dirigindo-se às famílias que iriam receber as chaves dos imóveis.

Em seu discurso, o secretário Lair Krähenbühl destacou a parceria com a Prefeitura qualificando-a como um dos aliados importantes do programa Serra do Mar. Ressaltou, também, a colaboração das comunidades, enfatizando o trabalho dos agentes comunitários junto com a equipe técnica da CDHU. Em seguida, a prefeita Marcia Rosa e o secretário da Habitação fizeram a entrega das primeiras chaves a Maria Helena da Silva Costa.

Integração - Posteriormente, em entrevista coletiva à imprensa, a prefeita Marcia Rosa afirmou que, durante desenvolvimento do projeto Serra do Mar, pretende manter o mesmo nível de integração com a próxima administração estadual, que assume em janeiro. "A construção das moradias é altamente positiva, mas não podemos esquecer da estrutura logística da região. Neste aspecto, adquire especial importância a duplicação do viaduto Rubens Paiva (antigo 31 de Março), no Jardim Casqueiro. Afinal, os novos núcleos habitacionais estão fazendo com que surja praticamente uma nova cidade. Estamos iniciando um processo de verticalização das moradias. É preciso que a infraestrutura seja adequada".

Conforme Marcia, a Prefeitura já fez o mapeamento de escolas e creches, visando à infraestrutura educacional. Esclareceu que a integração Estado - Município foi, até agora, fundamental para que o projeto Serra do Mar se desenvolvesse de conformidade com inúmeras exigências da comunidade cubatense. Citou, entre elas, a admissão de trabalhadores locais nas obras dos prédios e a compra, no comércio da cidade, de materiais usados no empreendimento.    

Moradias - As 48 moradias entregues nesta terça-feira são sobrados e apartamentos, com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Cada bloco possui um sistema de aquecedor solar para água dos chuveiros.

O conjunto Rubens Lara conta com 1.840 moradias, devendo abrigar a maior parte das famílias a serem remanejadas da Serra. Até agora, para aquele núcleo e conjuntos situados em outras cidades (Praia Grande, Peruíbe, São Vicente e Itanhaém) já foram transferidas 618 famílias.

Texto: Paulo Mota MTB: 12.814
Fotos: Rodrigo Fernandes
Link para fotos
20101221 - marciacdhu.doc

 

Fotos: Rodrigo Fernandes/Departamento de Imprensa/Prefeitura de Cubatão, em 21/12/2010

Em 19 de novembro de 2011 foram entregues mais 167 unidades, junto com imóveis em outros conjuntos, como noticiou o portal da Rede Record de Televisão (R7) em 19 de novembro de 2011:
publicado em 19/11/2011 às 18h55:

Governo entrega mais 481 moradias
para famílias da Serra do Mar

Casas receberão pessoas que viviam em áreas de risco e de proteção ambiental

Do R7

 

Imóveis tem pé direito de 2,6 e sistema de aquecimento solar para os chuveiros

Foto: Divulgação/CDHU

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) entregou, neste sábado (19), 481 novas moradias em Cubatão. As unidades habitacionais fazem parte do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar.

Do total de casas entregues, 167 unidades pertencem ao Residencial Rubens Lara, conjunto habitacional que foi considerado referência em sustentabilidade pela ONU (Organização das Nações Unidas). No Residencial Vila Harmonia, 217 casas foram inauguradas. Outras 97 moradias ficam no Residencial Parque dos Sonhos.

As novas habitações sociais são apartamentos, casas sobrepostas e sobrados (269 com três dormitórios e 212 com dois quartos). Os empreendimentos terão áreas de lazer com churrasqueiras e quadras poliesportivas.

Segundo o governador, até o final do ano, 991 famílias (cerca de 4 mil pessoas) que ainda vivem na Serra do Mar se mudarão para imóveis da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em Cubatão.

Na entrega dos apartamentos, Alckmin (PSBD) também prometeu contribuir com a prefeitura de Cubatão no aprimoramento dos equipamentos públicos de saúde e no restante da infraestrutura da cidade.

- Vamos ajudar a prefeitura na área de saúde e no restante da infraestrutura. O que eu queria destacar é que as famílias saem de áreas de risco.

Recuperação da Serra do Mar

Lançado pelo Governo do Estado no início de 2007, o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar tem como objetivo garantir a recuperação ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar. A ação prevê o atendimento de 7.760 famílias moradoras de áreas do parque.

Ao todo, 5.350 famílias deverão deixar áreas de risco ou de preservação ambiental da Serra do Mar. Para receber essas pessoas, a CDHU desenhou três novos bairros em Cubatão: o residencial Rubens Lara, no Jardim Casqueiro, e os residenciais Vila Harmonia e Parque dos Sonhos, que somam 3.594 moradias.

Desde o início do programa, 1.699 famílias já deixaram as áreas de risco da Serra do Mar. Destas, 1.068 foram para novas moradias da CDHU, sendo 596 em Cubatão e 472 em outros municípios da Baixada Santista. Outras 631 recebem mensalmente auxílio-moradia de R$ 400, que será pago até que seja viabilizada uma moradia definitiva pela companhia.

Além de novas moradias, a CDHU promete urbanizar os bairros Cota 95/100, Cota 200, Pinhal do Miranda e Fabril e dar a posse do imóvel para as 2.410 famílias que ficarão em áreas já consolidadas da Serra do Mar.

Conjunto Rubens Lara, em fotos de 19 de março de 2012

Fotos: Carlos Felipe/Secretaria de Comunicação Social/Prefeitura de Cubatão

 

Escola do Conjunto Rubens Lara, em foto de 18 de agosto de 2011

Foto: Carlos Felipe/Secretaria de Comunicação Social/Prefeitura de Cubatão