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Vias públicas de Cubatão/SP

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Praça Santos Dumont

Coordenadas da via: Latitude: -23.879757 e Longitude: -46.418031      [GoogleMaps]

Começa em Perto da Rua Salgado Filho, entre os lotes G e H, na UEPE: Jardim Anchieta

CEP: 11500-325

Termina na UEPE: Jardim Anchieta

Nome antigo: Praça Um do Jardim Anchieta

Logradouro criado em 1957

História: Por lei municipal 279, de 5 de junho de 1957, o prefeito Armando Cunha determinou que fosse dado o nome Santos Dumont 'a uma das ruas ou praças de nossa Cidade que venham a ser oficializadas', na qual, além do nome do homenageado, deverá constar na placa indicatória a expressão 'Pai da Aviação' O decreto municipal 74, assinado por esse prefeito no mesmo dia, determinou que a Praça Um do Jardim Anchieta passasse a ter a nova denominação.

Alberto Santos Dumont nasceu em 1873 em Minas Gerais e faleceu em 1932, no Guarujá-SP. Considerado o Pai da Aviação, descobriu a dirigibilidade dos balões e realizou o primeiro voo em aeronave mais pesada que o ar.

Em 1892 seguiu para a França, onde estudou Física, Mecânica e Eletricidade; em 1898, começaram em Paris suas experiências com os balões. Mandou construir e experimentou sucessivamente três dirigíveis equipados com motor De Dion Bonton a gasolina. A primeira ascensão realizou-se a 20 de setembro de 1898 no Jardim da Aclimação do Bois de Boulogne. Os dois primeiros dirigíveis sofreram acidente; o terceiro efetuou várias subidas e evoluções satisfatórias. Nos anos que se seguiram, Santos Dumont mandou construir três outros modelos de dirigíveis e, após diversas peripécias, venceu a 19 de outubro de 1901, com o número seis – o concurso Deutsch, que consistia em decolar do Aeroclube de Saint-Clard e ali pousar novamente dentro de trinta minutos, depois de uma volta em torno da Torre Eiffel.

Graças à sua fortuna pessoal, Santos Dumont pôde mandar construir ainda muitos modelos de dirigíveis, dos quais alguns evoluíram facilmente. Foi ainda o primeiro, na Europa, a voar num aeroplano a motor. Depois de uma tentativa, a 13 de setembro de 1906, ele percorreu 60 metros a 23 de outubro e 220 metros a 12 de novembro, num biplano cujas asas eram formadas de três células e que estava munido de um motor Antoinette de 50 hp, denominado 14-bis. Essa demonstração foi de importância excepcional na história da aviação. Ela deu origem ao movimento de experiências e tentativas graças às quais a aviação fez, em poucos anos, progressos extraordinários. Depois de 1909, Santos Dumont mandou construir um tipo de avião muito leve, o Demoiselle, que foi utilizado com frequência.

Deixou de voar em 1910, sendo o único piloto do mundo portador de quatro brevês: os de balão livre, de dirigível, de biplano e de monoplano. Santos Dumont voltou ao Brasil em 1928, abalado até a morte pelo uso do avião como arma de guerra. Patrono da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira, recebeu em setembro de 1959 o título honorífico de Marechal do Ar. Escreveu dois livros: Dans l'Air (traduzido como Os Meus Balões) e O Que Eu Vi e o Que Nós Veremos.

Fonte: Legislação Municipal de Cubatão e Histórico dos Nomes das Ruas e Avenidas do Município, Secretaria de Planejamento/Departamento de Programação e Controle (DPC)/Centro de Documentação e Informações (CDI) - fontes: Divisão de Cadastro–DOPA–Sesep–DOSRHU - Prefeitura Municipal de Cubatão, dezembro de 1986.

Veja mais em [Wikipédia - Santos Dumont]
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