Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/3m059.htm

Vias públicas de Cubatão/SP
  Esta é uma denominação antiga  

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Praça Milton Bento Batista

Coordenadas da via: Latitude: -23.932445 e Longitude: -46.402017      [GoogleMaps]

Começa em Rua Francisco Barbosa/Avenida Felícia Olivieri Trombino, na UEPE: Jardim Casqueiro

CEP: 11530-160

Termina em Rua Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco/Rua Martim Afonso, na UEPE: Jardim Casqueiro

Nomes antigos: Praça 2 da Vila Ponte Nova, Praça do Jamboleiro

Logradouro criado em 1987 (até 1995)

História: Pelo decreto municipal 1.337, assinado em 24 de dezembro de 1968 pelo prefeito Luís de Camargo da Fonseca e Silva, foi denominado Praça da Independência parte do terreno então conhecido como Jambolão ou Jamboleiro do Jardim Casqueiro.

O antigo nome surgiu em razão da existência de um frondoso jamboleiro, onde a população fazia piqueniques, servindo como ponto de referência para os moradores, às margens do braço de mar conhecido como Rio Casqueiro.

O prefeito José Osvaldo Passarelli construiu a praça, mantendo o nome Praça do Jamboleiro para parte do terreno, 'na confluência das ruas Martim Afonso e Francisco Barbosa e a via pública localizada entre a Avenida Beira-Mar e a Rua 22, conforme o decreto municipal 3.781, por ele assinado em 30 de março de 1983.

Em 5 de março de 1987, o presidente da Câmara Municipal, Armando Campinas Reis, assinou a lei municipal 1.643, mudando a denominação da Praça do Jamboleiro para Praça Milton Bento Batista.

Em 26 de outubro de 1995, esta lei foi revogada pela lei municipal 2.326, de autoria do vereador Pedro Ferreira de Sá Filho e assinada pelo prefeito José Osvaldo Passarelli, que mudou o nome de Praça Milton Bento Batista para Praça vereador João Faustino Alvarenga.

Apesar disso, tais mudanças de nome foram ignoradas pelo mesmo prefeito José Osvaldo Passarelli, na redação da lei municipal 1.752, de 19 de dezembro de 1988, em que o topônimo Praça do Jamboleiro era ainda citado como referência para a localização da Avenida Felícia Olivieri Trombino (em vez de Praça Milton Bento Batista), o mesmo fazendo o prefeito Nei Eduardo Serra, ao mencionar o local nos decretos municipais 6.344 (21/1/1991) e 6.517 (24/2/1992), embora reconhecesse a denominação dada em 1995 no contexto do anexo Ida lei municipal 2.457, de 22 de dezembro de 1997 (que dispunha sobre a Planta de Valores Genéricos usada nos lançamentos de IPTU). O prefeito Clermont Silveira Castor também reconheceu a nomenclatura de Praça Vereador João Faustino Alvarenga. Já o Correio, na listagem de CEPs, mantem indevidamente o nome tradicional de Praça do Jamboleiro, ignorando a existência da denominação oficial atual.

O vereador João Faustino Alvarenga presidiu a Câmara Municipal de 1º de fevereiro de 1975 a 31 de janeiro de 1977.

Um jamboleiro como ponto de encontro. Era um jamboleiro natural existente às margens do Casqueiro. Por ser uma árvore muito frondosa, a população ali se reunia para fazer piquenique. Porém, tendo em vista as enormes ramadas da árvore, estas serviam de abrigo para um papo agradável e como ponto de referência e de encontro para todo cidadão do Casqueiro. Esta árvore ficava exatamente onde hoje está construída a Praça da Independência. O prefeito Passarelli, considerando o respeito que o jamboleiro representava no núcleo, construiu uma praça nas proximidades, entre as ruas Martim Afonso e Francisco Barbosa, e deu-lhe o nome de Praça do Jamboleiro.

Fonte: Legislação Municipal de Cubatão e Histórico dos Nomes das Ruas e Avenidas do Município, Secretaria de Planejamento/Departamento de Programação e Controle (DPC)/Centro de Documentação e Informações (CDI) - fontes: Divisão de Cadastro–DOPA–Sesep–DOSRHU - Prefeitura Municipal de Cubatão, dezembro de 1986.

Veja mais em [A praça do jamboleiro]
.