Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/3j007.htm

Vias públicas de Cubatão/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Praça Januário Estevam Lara Dante

Coordenadas da via: Latitude: -23.898945 e Longitude: -46.426652      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Cruzeiro do Sul/Rua São João, na UEPE: Vila Nova

CEP: 11525-158

Termina em Avenida Nossa Senhora da Lapa, na UEPE: Vila Nova

Nomes antigos: Praça Pública, Praça B da Vila Nova

Logradouro criado em 1970

História: Antiga Praça Pública, no cruzamento das avenidas Cruzeiro do Sul e Nossa Senhora da Lapa, recebeu a denominação atual pelo decreto municipal 1.588, assinado em 21 de janeiro de 1970 pelo prefeito Aurélio Araújo.

É conhecida como Praça do Crevin, por funcionar em suas imediações o Clube Recreativo Vila Nova (Crevin).

O logradouro é informado erroneamente no guia de Ceps dos Correios como Praça Januário Esteves de Lara Dantas.

Januário Estevam Lara Dante nasceu a 17 de fevereiro de 1902, na cidade de Capão Bonito-SP, sendo seus pais Estevão Dante e Maria Dante. Completou seus estudos na capital, formando-se perito contador em 1924 e exercendo, a seguir, o cargo de contador na Câmara Municipal de sua cidade natal.

De 1937 a 1937 exerceu o cargo de prefeito de Capão Bonito. Em 1938 ingressou no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no cargo de administrador, aposentando-se a 1º de abril de 1967, após 33 anos de exemplar dedicação ao serviço público. Em outubro de 1955, concluiu o curso de Supervisor de Pessoal na Indústria, promovido pela Secretaria de Trabalho, Indústria e Comércio.

No dia 13 de junho de 1943 fixou residência em Cubatão, onde viveu durante 26 anos. Desde logo, demonstrou amor pelos esportes, fundando a Associação Atlética Anchieta, da qual recebeu o título de presidente vitalício. Foi presidente da Liga de Futebol Amador de Cubatão e do Tribunal de Justiça Esportiva da mesma liga.

Na política, destacou-se por sua incansável luta pela emancipação político-administrativa de Cubatão. Sendo eleito vereador para a primeira Legislatura, marcou, de forma indelével, sua passagem pela Câmara deste Município, apresentando trabalhos de vulto, como a criação da Comissão Municipal de Arbitramento da Locação de imóveis; da Escola Mista do Jardim Casqueiro; do Serviço de Arborização da cidade; concessão de prêmios aos alunos das escolas municipais; isenção de impostos para estabelecimentos culturais, assistenciais e filantrópicos; impostos de licença e publicidade.

Excelente chefe de família, soube sempre orientar seus cinco filhos: Glauco, Cesar, Gualter, Maria Tereza e Virgínia, que assimilaram a virtude e a honradez que receberam como herança.

Fonte: Legislação Municipal de Cubatão e Histórico dos Nomes das Ruas e Avenidas do Município, Secretaria de Planejamento/Departamento de Programação e Controle (DPC)/Centro de Documentação e Informações (CDI) - fontes: Divisão de Cadastro–DOPA–Sesep–DOSRHU - Prefeitura Municipal de Cubatão, dezembro de 1986.

Veja mais em [Câmara Municipal de Cubatão - Legislatura I]
.