Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/3c030.htm

Vias públicas de Cubatão/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Caminho São Cristóvão
Coordenadas da via: Latitude: -23.898688 e Longitude: -46.446741      [GoogleMaps]

Começa na UEPE: Vila Esperança

CEP: 11540-260

Termina na UEPE: Vila Esperança

História: São Cristóvão é venerado por católicos, cristãos ortodoxos e umbandistas (no sincretismo afro-brasileiro é equiparado a Xangô), classificado como mártir cristão. É um dos santos mais populares do mundo, venerado no Oriente a 9 de maio e no Ocidente a 25 de julho, sendo padroeiro dos solteiros, dos transportes (motoristas, marinheiros etc.), das viagens, tempestades, dos epiléticos, jardineiros, da dor de dente etc. Em 1969, a Igreja Católica removeu seu dia festivo do calendário religioso, por não ser tradição romana (a celebração começou a ocorrer por volta de 1550, pouco depois de sua canonização) e por muito pouco ser conhecido sobre sua vida e morte.

Nasceu em Canaã segundo lendas ocidentais ou na Líbia (pelas lendas orientais) e morreu martirizado em 251 d.C. em Anatólia (Turquia).

Conta-se que o gigante Reprobus, filho de um rei pagão, possuindo grande força, resolveu servir apenas aos mais fortes e bravos, e teria assim recusado servir ao próprio Satanás, por este recear a visão de uma cruz. Encontrou um eremita que o educou na fé cristã, batizando-o. Reprobus não quis jejuar e rezar, mas aceitou ajudar as pessoas a atravessar um rio perigoso. Certo dia, fez a travessia de uma criança que ficava cada vez mais pesada e que, na outra margem, revelou ser o Criador e o Redentor do mundo. Daí provém o nome Cristóvão, que significa 'aquele que carrega Cristo'. Em seguida, a criança ordenou que Reprobus fixasse seu bastão na terra, e no dia seguinte apareceu ali uma exuberante palmeira - milagre que converteu muitos, despertando a fúria do rei da região (que teria sido o governador da Antioquia). Cristóvão foi preso, martirizado e decapitado. Seus restos mortais teriam sido levados para Alexandria, onde teriam sido confundidos com os do mártir egípcio São Menas.

Sua lenda, de origem grega, teve início no século VI, e três séculos depois já havia se espalhado pela França, com mais detalhamento: a ideia de carregar Cristo no coração, compreendida no nome Cristóvão, ganhou sentido literal por volta dos séculos XII e XIII, e do fato de ser chamado de 'grande mártir' pode ter surgido a referência de que era um gigante.

Fonte: Wikipedia

Veja mais em [Vila Esperança]
.