Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/3c014.htm

Vias públicas de Cubatão/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Caminho Santa Cecília
Coordenadas da via: Latitude: -23.898688 e Longitude: -46.446741      [GoogleMaps]

Começa na UEPE: Vila Esperança

CEP: 11540-210

Termina na UEPE: Vila Esperança

História: Santa Cecília é a padroeira dos músicos e da música sacra, pois cantou a Deus quando estava morrendo. Sua festa litúrgica ocorre no dia 22 de novembro, Dia dos Músicos e da Música.

É provável que tenha sido martirizada entre 176 e 180 d.C., no império de Marco Aurélio. Escavações arqueológicas não deixam dúvidas sobre sua existência, mas sua história só foi registrada no século V, na narrativa Paixão de Santa Cecília. Ela é a santa da Igreja Católica que mais tem basílicas em Roma e uma das mais veneradas da Idade Média, além de ser a primeira santa encontrada com corpo incorrupto, em 1599, mesmo depois de tantos séculos.

Acredita-se que Cecília seria da 'nobre família romana dos Metelos, filha de senador romano e cristã desde a infância'. Foi dada em casamento, contra a vontade, a um jovem chamado Valeriano, a quem disse que havia dedicado sua virgindade a Deus. Este, impressionado com as declarações da noiva, converteu-se ao Cristianismo e recebeu o batismo na mesma noite, conseguindo ainda a conversão do irmão Tibúrcio. O prefeito de Roma, Turcius Almachius, sabedor da conversão dos irmãos, ameaçou-os de morte se não abandonassem a nova religião, e como estes mantivessem a fé foram decapitados.

Cecília também foi chamada ao tribunal, intimada a revelar onde estavam escondidos os tesouros dos dois irmãos sentenciados, e respondeu que estavam bem guardados, sem deixar perceber ao tirano que tais riquezas já estavam nas mãos dos pobres. Turcius Almachos, cientificado depois deste fato, enfureceu-se e ordenou que Cecília rendesse homenagens aos deuses, mas lá ela falou com tanta conviceção aos soldados sobre a beleza da religião cristã que estes prometeram abandonar o culto dos deuses. O tirano mandou trancá-la na instalação balneária de seu próprio palacete e asfixiada pelos vapores d'água, mas esta foi milagrosamente protegida do calor intolerável, nada sofrendo.

Condenada à decapitação, o algoz vibrou três golpes sem conseguir separar a cabeça do tronco. Mortalmente ferida, ficou por terra e assim ficou três dias. Aos cristãos que a vinham visitar, dava bons e caridosos conselhos. Entregou todos os bens ao papa, para que fossem distribuídos aos pobres, e pediu que sua casa fosse transformada em igreja, o que foi feito logo após. Ela foi enterrada na Catacumba de São Calisto.

Com as invasões dos godos e lombardos, os papas trasladaram muitas relíquias de santos para igrejas de Roma, e o corpo de Santa Cecília ficou escondido, até que não mais se sabia onde estava. Uma aparição da santa ao papa Pascoal I elucidou a questão, achando-se o caixão com o corpo dela intacto e na mesma posição em que fora enterrado. Foi então depositado no altar de Santa Cecília, onde foi novamente encontrado intacto pelo cardeal Sfondrati em 1599.

Fonte: Wikipedia

Veja mais em [Vila Esperança]
.