Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/3b028.htm

Vias públicas de Cubatão/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Caminho São Braz

Coordenadas da via: Latitude: -23.898043 e Longitude: -46.444594      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Maria de Lurdes Alves Gomes - Baiana (Avenida Principal de Vila Esperança), 2.331, na UEPE: Vila Esperança

Termina na UEPE: Vila Esperança

História: Via não oficializada, iniciada na Avenida Maria de Lurdes Alves Gomes - Baiana (Avenida Principal de Vila Esperança).

Até o final de 2013 os correios não haviam atribuído CEP para esta via.

Brás de Sebaste foi mártir, bispo e santo católico. Nasceu em 264 e foi decapitado pelos romanos, em 316, na cidade de Sebaste, Império Romano (atual Turquia), onde era bispo e foi enterrado. Quando as perseguições aos cristãos começaram sob o imperador romano Dioclecius, Brás fugiu para uma caverna, onde cuidou dos animais selvagens. Anos depois, caçadores o encontraram e levaram preso para o governador Agricolaus, da Capadócia (Baixa Armênia), durante a perseguição do então imperador Licinius Lacinianus. Brás foi torturado com ferros em brasa e decapitado.

São Brás viveu na Armênia e ficou conhecido por ter retirado com a mão um espinho da garganta de uma criança. Por esse motivo, é padroeiro das doenças da garganta e no dia de sua festa litúrgica (3 de fevereiro), nas cidades espanholas e em algumas da América Latina, as mães levam os filhos para benzerem a garganta. É também padroeiro dos animais, dos operários de construção, veterinários, garotos, pedreiros, escultores, tosquiadores. Suas relíquias estão em Brusswick, Mainz, Lubeck, Trier e Cologne (Alemanha); em Paray-le-Monial (França); em Dubrovnik (antiga Iugoslávia); Roma, Taranto e Milão (Itália).

Na liturgia católica, São Brás é mostrado com velas nas mãos, tendo à frente uma mãe carregando uma criança com mão na garganta. As velas são usadas porque a mãe do menino curado lhe presenteou com velas, na prisão. É muito venerado na França e na Espanha.

Fonte: Wikipédia

Veja mais em [Vila Esperança]
.