Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/3b010.htm

Vias públicas de Cubatão/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Belarmino Amaral

Coordenadas da via: Latitude: -23.88232 e Longitude: -46.413823      [GoogleMaps]

Começa em Rua Bernardino de Pinho Gomes (divisa do loteamento do Jardim São Francisco), na UEPE: Jardim São Francisco

CEP: 11500-100

Termina em Rua Antonio dos Santos/Rua Waldemar Luís Martins, na UEPE: Jardim São Francisco

Nome antigo: Rua B do Jardim São Francisco

Logradouro criado em 1965

História: A antiga Rua B ganhou essa denominação pela lei municipal 592, assinada em 19 de agosto de 1965 pelo prefeito Luís de Camargo da Fonseca e Silva.

A 5 de setembro de 1895 nascia, na cidade de Amparo-SP, Belarmino do Amaral, filho de tradicional família daquela cidade. Foi casado com Joana Sendra, com quem teve três filhas: Maria de Lourdes, Maria Aparecida e Maria do Carmo. Em 1930 desempenhou as funções de delegado auxiliar em várias cidades do interior paulista. Chegou a Cubatão em 1931. No ano seguinte, participou da Revolução Constitucionalista. Exerceu nesta cidade o cargo de delegado de Polícia.

Foi um dos fundadores do teatro amador em Cubatão e, também, do Partido Social Progressista. Em 1957, organizou e foi um dos fundadores do Centro de Ciências, Letras e Artes de Cubatão, sendo o seu primeiro presidente. Foi, também, cirurgião-dentista.

Com 67 anos de idade, Belarmino do Amaral faleceu a 24 de fevereiro de 1962, após dedicar mais de trinta anos de sua existência ao bem e ao progresso do município de Cubatão.

Fonte: Legislação Municipal de Cubatão e Histórico dos Nomes das Ruas e Avenidas do Município, Secretaria de Planejamento/Departamento de Programação e Controle (DPC)/Centro de Documentação e Informações (CDI) - fontes: Divisão de Cadastro–DOPA–Sesep–DOSRHU - Prefeitura Municipal de Cubatão, dezembro de 1986.

.