Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/3a064.htm

Vias públicas de Cubatão/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Ary Vieira Barbosa

Coordenadas da via: Latitude: -23.876686 e Longitude: -46.41755      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Tiradentes/Praça Vicente Villani, na UEPE: Jardim Anchieta

CEP: 11500-390

Termina em Rua Floriano Peixoto/Praça General Euclydes de Oliveira Figueiredo/Praça Manoel Domingos da Silva, na UEPE: Jardim Anchieta

Nome antigo: Rua A do Jardim Costa e Silva

Logradouro criado em 1977

História: Pelo decreto municipal 3.086, assinado em 19 de setembro de 1977 pelo prefeito Carlos Frederico Soares Campos, foi atribuída essa denominação à Rua A do Jardim Costa e Silva.

Ary Vieira Barbosa nasceu a 16 de fevereiro de 1908 em Santos-SP, e faleceu a 24 de junho de 1977, nessa mesma cidade. Foram seus genitores Eugênio Vieira Barbosa e Áurea Ortiz Barbosa. Foi casado com Ruth de Souza Vieira Barbosa, com quem teve dois filhos.

Ligado à empresa Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan) desde agosto de 1966, quando pela primeira vez participou como membro da sua diretoria, na gestão do engenheiro Sílvio Fernandes Lopes, permaneceu nesse posto até dezembro do mesmo ano. Ingressou posteriormente no cargo de chefe do Departamento Gráfico, prestando importante contribuição ao novo trabalho em que se empenhava naquele ano a empresa, de criação e implantação da Imprensa Oficial e Oficina Gráfica. Reclassificado como assessor de diretoria em 1971, passou a servir em outras áreas de atividades da empresa, junto à Diretoria Financeira.

Em abril de 1974, por escolha do governo Antônio Manoel de Carvalho, assumiu novamente o cargo de diretor, com a competência regimental de atuar na supervisão do Departamento Administrativo, Departamento Jurídico e Departamento Gráfico, acumulando as funções de diretor responsável pelo Diário Oficial do Município.

Funcionário público municipal aposentado, com mais de 44 anos de serviços ativos na Prefeitura Municipal de Santos, Ary Vieira Barbosa carreou para a Prodesan a larga bagagem de experiências vividas no âmbito da administração pública. Efetivado funcionário da Prefeitura Municipal de Santos em 1926, fez carreira no Almoxarifado Municipal, alcançando o posto de chefe do Departamento de Compras e Almoxarifado. Em 1954 a sua atuação nessa área foi especialmente enaltecida pelo então prefeito dr. Antônio Feliciano, ao apreciar o relatório do citado departamento.

Como funcionário da Prefeitura de Santos, foi encarregado de proceder ao desmembramento de Cubatão na época de sua emancipação (1949), contribuindo com seu esforço para a autonomia político-administrativa deste município. Também na administração do engenheiro Aurélio Araújo, colaborou, como funcionário da Prefeitura de Cubatão, em diversos trabalhos no campo de sua especialidade.

Além disso, integrou, com mérito, várias comissões especiais, a exemplo de: membro da Comissão de Promoções do Funcionalismo Municipal, onde sua dedicação lhe valeu a consignação de elogio e agradecimento em folha funcional; primeiro-secretário da Comissão Central de Esportes; e, posteriormente, membro da Comissão para Estudo da Modernização dos Serviços Mecanizados do Setor Fazendário da Prefeitura, e da Comissão Especial para Reestruturação de Serviços e Cargos das unidades das Secretarias de Obras e Serviços Públicos. Na carreira pública, serviu ainda como chefe de gabinete do prefeito Sílvio Fernandes Lopes e exerceu o cargo de superintendente da Caixa de Pecúlios e Pensões dos Servidores Municipais de Santos.

Ary Vieira Barbosa, natural de Santos, elevou também o nome de sua cidade no campo esportivo, com a conquista dos títulos de campeão paulista, brasileiro e sul-americano de atletismo e paulista de tiro ao alvo. Morreu ainda trabalhando em serviços ligados à comunidade, quer como diretor administrativo da Prodesan, quer como presidente do Conselho Geral da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos.

Fonte: Legislação Municipal de Cubatão e Histórico dos Nomes das Ruas e Avenidas do Município, Secretaria de Planejamento/Departamento de Programação e Controle (DPC)/Centro de Documentação e Informações (CDI) - fontes: Divisão de Cadastro–DOPA–Sesep–DOSRHU - Prefeitura Municipal de Cubatão, dezembro de 1986.

Veja mais em [Almanaque Esportivo de Santos - Ary Vieira Barbosa]
.