Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/3a054.htm

Vias públicas de Cubatão/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Antonio Simões de Almeida

Coordenadas da via: Latitude: -23.8889 e Longitude: -46.429383      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Henry Borden, 951, na UEPE: Vila Santa Rosa

CEP: 11515-140

Termina em Rua Francisco Cunha, 310, na UEPE: Vila Santa Rosa

Nomes antigos: Rua 2 da Vila Padre Manoel da Nóbrega, situada na Cooperativa dos Metalúrgicos

Logradouro criado em 1973

História: A antiga Rua 2, situada na Cooperativa dos Metalúrgicos-Vila Manoel da Nóbrega, recebeu a denominação de Rua Antonio Simões de Almeida - Jornalista e Historiador pelo decreto municipal 2.489, assinado em 2 de outubro de 1973 pelo prefeito Zadir Castelo Branco.

Eis um homem que durante os 72 anos de sua vida em Cubatão, onde nasceu, a 12 de agosto de 1901, praticamente viveu entre seus livros, recortes de jornais e outras publicações, lendo e escrevendo sobre esta terra que tanto amou.

Antonio Simões de Almeida, segundo apontamentos que deixou, veio ao mundo 'numa casa nas proximidades da ponte de pedra do Rio Capivari-Mirim, no local onde foi edificado, mais tarde, o prédio da atual farmácia Irajá, na Avenida Nove de Abril.

Em Cubatão, fez seus primeiros estudos, transferindo-se para o Rio de Janeiro e São Paulo, apenas quando precisou frequentar alguns dos inúmeros cursos que fez, retornando sempre ao seu local de origem. Desses cursos, vale salientar os seguintes: bacharelato em Ciências Físicas e Naturais, pela Escola Livre de Engenharia do Rio de Janeiro (1932); curso de Superintendência do Ensino Comercial (Rio de Janeiro – 1932); curso de Contabilidade pelo Instituto de Ensino Rio Branco (São Paulo – 1958); curso de Legislação Trabalhista do Sesi (São Paulo – 1960); curso de Racionalização do Trabalho do Sesi (São Paulo – 1961); curso de Previdência Social do Sesi (São Paulo – 1963); curso de Literatura Brasileira (São Paulo) etc.

Foi um grande batalhador pela emancipação político-administrativa de sua terra natal, nos anos que antecederam ao 9 de abril de 1949, data da posse do primeiro prefeito local. Integrou a Comissão Pró-Autonomia Municipal de Cubatão, na qualidade de primeiro-secretário.

Chamou a si a tarefa magnífica de historiador local, reunindo o material que pôde compilar com labor e paciência, e publicando uma série de trabalhos relacionados com a história local: Cubatão Município em 1833; Cubatão Comemorou Ontem 128 Anos de Município; História da Fazenda Cubatão Geral dos Jesuítas; Os Ilhéus; Denominações Antigas das Velhas Ruas e Caminhos de Cubatão; De Sesmaria a Município; Cubatão e sua Importância Histórica; Mapas do Município de Cubatão etc.

Dentre os vários fatos históricos por ele divulgados, um é particularmente significativo: a primeira elevação de Cubatão a município, ocorrida a 12 de agosto de 1833 através da lei 24, sancionada pela Regência em nome do imperador d. Pedro II. A referida lei, entretanto, não foi posta em prática, não chegando o município a ser instalado naquela ocasião.

Em Cubatão mesmo, casou-se com Marieta Delfim Simões de Almeida em 1944, e, na ausência dos filhos, criaram como tal uma menina, Maria Helena. Faleceu a 2 de abril de 1973, ainda lidando com seus livros e seus escritos, que foram sua eterna paixão.

Fonte: Legislação Municipal de Cubatão e Histórico dos Nomes das Ruas e Avenidas do Município, Secretaria de Planejamento/Departamento de Programação e Controle (DPC)/Centro de Documentação e Informações (CDI) - fontes: Divisão de Cadastro–DOPA–Sesep–DOSRHU - Prefeitura Municipal de Cubatão, dezembro de 1986.

Veja mais em [Antônio simões de Almeida - Denominações antigas das velhas ruas e caminhos de Cubatão]
.