Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/3a028.htm

Vias públicas de Cubatão/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Ana Nery

Coordenadas da via: Latitude: -23.884393 e Longitude: -46.426383      [GoogleMaps]

Começa em Rua Professora Ana Dias, 469, na UEPE: Vila Couto

CEP: 11510-150

Termina em Rua Tamoio, 290, na UEPE: Vila Couto

Nome antigo: Rua 5 da Vila Couto

Logradouro criado em 1950

História: Na gestão do prefeito Armando Cunha, a lei municipal 34, de 23 de maio de 1950, alterou os nomes de várias ruas da Vila Couto, entre elas a Rua 5, que passou a se denominar Ana Neri.

Ana Justina Ferreira Nery foi a Pioneira da Enfermagem no Brasil. Nasceu em Cachoeira do Paraguaçu, Bahia, no dia 13 de dezembro de 1814. Muito jovem, contraiu matrimônio com o capitão-de-fragata Isidoro Antônio Nery, ficando viúva com três filhos.

Com a guerra do Paraguai, seus dois filhos mais velhos ingressaram nas Forças Armadas, não tardando a incorporação do filho mais jovem, estudante de Medicina. Assim sendo, Ana Nery apresentou-se como voluntária ao presidente da Província da Bahia, para prestar serviços nos hospitais de sangue, enquanto durasse a Guerra do Paraguai. Partiu, assim, em 1865, assistindo aos feridos em Corrientes, Humaitá e Assunção, onde instalou com seus próprios recursos uma enfermaria, na casa em que passou a morar. Ana Nery estava com as tropas brasileiras quando da triunfal entrada em Assunção.

Dois de seus irmãos participaram da campanha: os tenentes-coronéis Manuel Jerônimo Ferreira e Joaquim Maurício Ferreira, bem como os seus três filhos. Retornando do Paraguai, em 1870, Ana Nery trouxe consigo três órfãos de soldados, que educou com a pensão que para tanto lhe concedera o Governo Imperial.

Condecorada com as medalhas Humanitária e da Campanha, foi então chamada a Mãe dos Brasileiros. Victor Meireles fez-lhe o retrato a óleo, em tamanho natural, colocado em lugar de honra na Câmara Municipal de Salvador. A República homenageou, por igual, a sua memória, dando o nome de Ana Nery à primeira escola de enfermagem oficializada pelo Governo Federal (1923), pertencente à Universidade do Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro a 20 de maio de 1880.

Fonte: Legislação Municipal de Cubatão e Histórico dos Nomes das Ruas e Avenidas do Município, Secretaria de Planejamento/Departamento de Programação e Controle (DPC)/Centro de Documentação e Informações (CDI) - fontes: Divisão de Cadastro–DOPA–Sesep–DOSRHU - Prefeitura Municipal de Cubatão, dezembro de 1986.

Veja mais em [Wikipedia - Ana Néri]
.