Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/3a002.htm

Vias públicas de Cubatão/SP
  Esta é uma denominação antiga  

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Prefeito Abel Tenório de Oliveira

Coordenadas da via: Latitude: -23.848463 e Longitude: -46.389024      [GoogleMaps]

Começa em Faixa de domínio da Rodovia SP-55, na UEPE: Industrial IV Piaçaguera

CEP: 11570-100

Termina em Confluência da Avenida 14 com a Rua 12, na UEPE: Industrial IV Piaçaguera

Nome antigo: Rua 1 de Vila Parisi

Logradouro criado em 1983

História: Situada no extinto loteamento de Vila Parisi. Pelo decreto municipal 3.789, assinado em 8 de abril de 1983 pelo prefeito José Osvaldo Passarelli (processo 3006/83), a denominação foi dada à antiga Rua 1 do loteamento Vila Parisi, 'com início na faixa de domínio da Rodovia SP-55 e término na confluência da Avenida 14 com a Rua 12 do citado loteamento'.

Esta e outras vias da Vila Parisi foram desafetadas do uso público pela lei municipal 2.059, assinada em 29 de julho de 1992 pelo prefeito Nei Eduardo Serra, em que é definido: 'Rua Um (1) Prefeito Abel Tenório de Oliveira - A referida rua foi projetada para atender os lotes das qwuadras 1, 6, 11, 16 e 21, tendo no seu final o cruzamento com a Rua (11) Vereador Luiz Campos Reis, confronta do seu lado direito com a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí e do seu lado esquerdo com as quadras 1, 6, 11, 16 e 21, tendo 14,00 m de largura e 318,10 m de comprimento, perfazendo uma área dtotal de 4.467,40 m²'.

Em 1977 já havia sido estabelecida essa denominação para a Rua M do Jardim 31 de Março, coexistindo ambas até a extinção da Vila Parisi em 1992.

Abel Tenório de Oliveira nasceu em Palmeira dos Índios, Estado de Alagoas, a 11 de maio de 1911. Era filho de João Tenório de Oliveira e Maria Oliveira Tenório. Foi casado com Maria Pinho de Oliveira, com quem teve dois filhos: Leinir Tenório e Leda Tenório.

Desde 1940, ano em que veio para Cubatão, passou a trabalhar por conta própria, comprando um caminhão para transporte de aterro. Em seguida, dedicou-se à exploração de pedreiras, bem como à montagem de uma firma de secos e molhados através da qual fornecia mantimentos a seus empregados, tornando-se, assim, um próspero comerciante. Dedicou-se também à construção de casas para alugar e à compra de terrenos. Chegou a possuir um escritório imobiliário em Santos.

Interessando-se pela política, deu seus primeiros passos candidatando-se a uma cadeira na Câmara de Cubatão. Eleito como suplente, chegou a assumir alguns meses. Candidatou-se duas vezes ao cargo de prefeito e perdeu. Na terceira, entrou e passou a transformar a fisionomia da cidade. Foi na eleição realizada em 26 de maio de 1961.

Em seu governo, o município foi beneficiado com obras como aumento em extensão da Avenida Nove de Abril, construção de pronto-socorro e escolas, bem como encascalhamento em toda Cubatão. Conseguiu com sua tenacidade uma grande vitória para o município, obtendo pagamento de imposto da Refinaria Presidente Arthur Bernardes, no que resultou em substancial receita para a Prefeitura.

Sem que tivesse terminado o seu mandato, teve ceifada sua vida, em trágico acontecimento que faz parte da história do município, falecendo a 23 de maio de 1964.

Fonte: Legislação Municipal de Cubatão e Histórico dos Nomes das Ruas e Avenidas do Município, Secretaria de Planejamento/Departamento de Programação e Controle (DPC)/Centro de Documentação e Informações (CDI) - fontes: Divisão de Cadastro–DOPA–Sesep–DOSRHU - Prefeitura Municipal de Cubatão, dezembro de 1986.

Veja mais em [Prefeito Abel Tenório de Oliveira]
.