Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1s060.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Doutor Stefan Bryk

Coordenadas da via: Latitude: -23.936577 e Longitude: -46.382471      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Hugo Maia, no bairro (Jardim) Rádio Clube

CEP: 11088-015

Termina em Caminho São Sebastião (Caminho São José)/Travessa Vila Telma, no bairro (Jardim) Rádio Clube

Nome antigo: Rua Aprovada 693

Logradouro criado em 1969

História: Logradouro situado na Vila Telma.

Decreto 3.662, de 9 de abril de 1969, do prefeito municipal, engenheiro Sílvio Fernandes Lopes, denominou Dr. Stéfan Brik a Rua Aprovada 693.

Nascido na cidade de Leopol (Lwow), Polônia, a 3 de junho de 1912, filho do professor dr. Jan Bryk, catedrático de Filosofia da Universidade de Leopol, e de Olga Bryk, o dr. Stefan Bryk se formou em 1936 pela Faculdade de Medicina de Leopol, defendendo tese aprovada com distinção. Foi médico e oficial do exército polonês (no Hospital Militar de Varsóvia). A 4 de setembro de 1939 casou com Sônia Bryk, farmacêutica, formada pela Universidade de Leopol. Logo depois se mudou para Paris, onde permaneceu por espaço de 3 meses.

A 7 de março de 1947 veio para Santos, lutando com dificuldades até financeiras no primeiro momento. Não falava o português. E seu diploma de médico, segundo a lei, necessitava de revalidação. Conseguiu-a a 5 de dezembro de 1949 na Faculdade Nacional de Medicina, da Universidade do Brasil, após brilhante preleção, em que mais uma vez demonstrou seus recursos científico-culturais. Regularizada sua situação, naturalizou-se brasileiro.

Poliglota, falava fluentemente o polonês, alemão, inglês, francês e português, também conhecendo latim e grego.

Pela portaria 75, de 28 de julho de 1955, foi nomeado assistente extranumerário da 1ª Clínica Médica da Santa Casa da Misericórdia de Santos, lá trabalhando até o dia de sua morte, que se deu num domingo, 13 de novembro de 1966. Está o seu corpo sepultado no Cemitério da Filosofia.

Foi dos maiores clínicos que passaram por Santos, com seu consultório sempre movimentado. O dr. Stefan Bryk era cidadão dotado de elevados atributos morais, científicos e intelectuais.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 593

.