Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1n001.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Nabuco de Araújo

Coordenadas da via: Latitude: -23.961252 e Longitude: -46.321198      [GoogleMaps]

Começa em Rua Oswaldo Cruz/Rua Doutor Estácio Correia, no bairro Boqueirão

CEP: 11025-010 - até 359/360

11025-011 - de 361/362 ao fim

Termina em Praça Nossa Senhora de Fátima/Rua Mont'Alverne, no bairro Aparecida

Nomes antigos: Rua Santo Amaro, Rua 354

Logradouro criado em 1929

História: Chamava-se Rua Santo Amaro. Substituiu a denominação a lei 847, de 12 de janeiro de 1929, sancionada pelo prefeito municipal dr. J. de Sousa Dantas. Na sessão da Câmara Municipal realizada nessa mesma data, sob a presidência do comendador João Manuel Alfaia Rodrigues, foi aprovado o parecer 23 da Comissão de Justiça e Poderes, que adotava projeto de lei denominando diversas vias públicas. A requerimento de Samuel Baccarat, foi o projeto de lei também aprovado em segunda discussão, com dispensa do interstício regimental. Era indicada na Planta sob número 354.

Na sessão da Câmara Municipal realizada a 27 de novembro de 1924, sob a presidência do dr. B. de Moura Ribeiro, foi aprovado o parecer 212, da Comissão de Obras e Viação, que opinou pela aquiescência do oferecimento à Municipalidade de terrenos necessários à abertura da Rua Santo Amaro (atual Nabuco de Araújo), formulado pelo dr. Fábio Aguiar Goulart, herdeiro de Francisco Ferreira Goulart.

Na sessão da Câmara Municipal realizada a 17 de novembro de 1924, sob a presidência do dr. B. de Moura Ribeiro e secretaria de Alfredo Freire e João Carvalhal Filho, foi aprovado o parecer 122, da Comissão de Obras e Viação (adiado), que autorizava a Prefeitura a proceder à iluminação pública das ruas Professor Torres Homem, Santo Amaro (atual Nabuco de Araújo), Osvaldo Cócrane e Avenida Almirante Cócrane.

José Tomás Nabuco de Araújo, que veio a ser conselheiro do Império e um dos hmens mais importantes do antigo sistema de governo do Brasil, foi deputado geral e senador. Seu filho, Joaquim Nabuco, notável diplomata, que também tem uma rua no Município com seu nome, deixou uma obra biográfica intitulada Um Estadista do Império – J. T. Nabuco de Araújo, Sua Vida, Opiniões e Época.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 452

Veja mais em [Wikipédia: José Tomás Nabuco de Araújo]
.