Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1m088.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Doutor Miguel Presgrave

Coordenadas da via: Latitude: -23.961472 e Longitude: -46.323073      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Conselheiro Nébias, no bairro Boqueirão

CEP: 11045-030

Termina em Rua Oswaldo Cruz, no bairro Boqueirão

Nomes antigos: Rua Prefeito Sousa Dantas, Rua 350

Logradouro criado em 1934

História: Decreto 105, de 30 de abril de 1934, do prefeito municipal dr. Aristides Bastos Machado, deu à via pública o nome de Miguel Presgrave, antes denominada Prefeito Sousa Dantas pela lei 847, de 12 de janeiro de 1929. Designava-se na Planta sob número 350.

Miguel Presgrave, engenheiro civil, foi assistente do engenheiro Saturnino de Brito na Comissão de Saneamento de Santos, mesmo quando o grande sanitarista, a serviço profissional, esteve no Nordeste, ocasião em que lhe coube desincumbir-se da ingente atividade de saneamento de Santos. Por volta de 1910 foi criada a Repartição de Saneamento e foi seu diretor em nossa cidade o engenheiro Miguel Presgrave, em cujo cargo permaneceu durante vários anos.

Como engenheiro civil, foi o planejador do atual edifício do Hospital da Santa Casa da Misericórdia. Integrou ainda a comissão designada para estudo de plantas e orçamento para construção da atual sede da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos, juntamente com os drs. Ismael Coelho de Sousa, então inspetor geral da Cia. Docas de Santos, Vitor de Lamare e A. C. Cataneo. Mais tarde, foi nomeado engenheiro fiscal das obras e levantamento do atual Palacete Humanitária. Em maio de 1921, ele presidia a diretoria do Asilo de Inválidos. Avô de Clay Presgrave do Amaral, o jovem santista tragicamente desaparecido nos Estados Unidos, que também tem seu nome aplicado a uma rua de Santos.

Em textos antigos, o sobrenome pode aparecer grafado como Presgreave.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 441/442

.