Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1m033.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Doutor Marcelo Ribeiro de Mendonça

Coordenadas da via: Latitude: -23.985993 e Longitude: -46.29697      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Governador Fernando Costa, no bairro Ponta da Praia

CEP: 11030-210

Termina em Rua Maestro Heitor Vila-Lobos/Avenidas Senador César Lacerda de Vergueiro, no bairro Ponta da Praia

Nome antigo: Rua Aprovada 736

Logradouro criado em 1967

História: Decreto 3.336, de 23 de agosto de 1967, do prefeito municipal, engenheiro Sílvio Fernandes Lopes, deu denominação à Rua Aprovada 736.

O dr. Marcelo Ribeiro de Mendonça, de tradicional e distinta família de Santos, tem sua memória homenageada por considerar a Municipalidade 'os bons serviços que ele prestou à terra que lhe serviu de berço e a dedicação e capacidade demonstradas durante o exercício de sua profissão'.

Nasceu a 17 de dezembro de 1916 em São Paulo, filho do professor Edmundo Ribeiro de Mendonça e de Júlia Xavier de Mendonça. Juntamente com sua família, veio residir em Santos em 1924, realizando o curso primário no Grupo Escolar Dr. Cesário Bastos e o secundário no Ginásio Santista.

Pretendendo estudar Engenharia Química, fez a respectiva preparação no Rio de Janeiro e nessa oportunidade exerceu intensa atividade no Centro Paulista e na Federação Paulista de Estudantes, que congregavam estudantes paulistas residentes no então Distrito Federal. Formou-se, porém, em Direito pela Faculdade de Niterói em 1944. Casou a 27 de novembro de 1941 com Maria Cândida Guimarães Ribeiro de Mendonça e dessa união o casal teve dois filhos: Edmundo Ribeiro de Mendonça Neto, casado com Márcia Lovecchio Ribeiro de Mendonça, e Maria Judith Ribeiro de Mendonça. Em 1946 passou a tabelião e escrivão do Cartório do 5º Ofício da Comarca e durante muitos anos foi escrivão da 119ª Zona Eleitoral.

Cidadão probo, prestimoso e caridoso, organizou e promoveu, em sucessivos anos, juntamente com sua esposa, o Natal das Crianças Pobres do Macuco, e com ela também foi um dos chefes, em Santos, da Campanha Nacional Pró-Criança Defeituosa, que angariou fundos para a Casa da Esperança e Escola Nossa Senhora de Lurdes, tendo liderado nos meios forenses a Campanha Para a Grandeza de Santos, e ainda participou de muitos movimentos encetados pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos e pela Associação das Famílias de Rotarianos. A 9 de março de 1960 ingressou no Rotary Clube de Santos, no qual exerceu diferentes cargos diretivos e foi um dos fundadores e incentivadores do Orbis Clube de Santos.

O dr. Marcelo Ribeiro de Mendonça era comendador da Ordem dos Cavaleiros da Concórdia; membro da diretoria do Colégio Notarial, subseção de Santos; conselheiro da Casa de Estar e da Casa da Esperança; irmão remido da Irmandade do Rosário; tesoureiro da Campanha Nacional do Simpósio da Criança, seção de Santos, e associado de várias instituições pias, culturais e esportivas.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 419/420

.