, denominou Professor Luís Gomes Cruz a Rua Projetada nº 762, no Jardim Castelo.Luís Gomes Cruz nasceu em Santos, à Rua Lucas Fortunato nº 9, a 13 de setembro de 1907, filho de Manoel Dias da Cruz e dona Anacleta Gomes Cruz. Começou a lecionar a 1º de março de 1925, quando contava 18 anos de idade, no Colégio Nossa Senhora do Carmo, onde se manteve até 30 de janeiro de 1964, aposentando-se com 39 anos de profissão.
Casou a 23 de dezembro de 1926 com dona Maria Carmen Silveira da Cruz, de cuja união houve os seguintes filhos: Osiris Silveira da Cruz, já falecido, casado com dona Nilce Sartoris da Cruz; Leda Silveira da Cruz, casada com Milton Rodrigues Gatto, funcionário do Banco do Brasil; Manoel Dias Silveira da Cruz, casado com dona Laiz Garayb da Cruz; e Luís Gomes Silveira da Cruz, casado com dona Suely Ceccato da Cruz.
O professor Luís Gomes Cruz lecionou também nas seguintes escolas: Sociedade União Operária, Liceu Coelho Neto, Colégio Coração de Maria, Colégio Santista, Colégio Stela Maris, Ginásio Tarquínio Silva, Associação Feminina Santista, Externato Santa Rita, Ateneu Progresso Brasileiro, Asilo de Órfãos, Senac, Colégio Moderno Adalberto Souza e Ginásio Martim Afonso, hoje Instituto Educacional Martim Afonso, de São Vicente, em cujo corpo docente ingressou a 15 de março de 1943, e do qual estava licenciado, por motivo de saúde, quando do seu falecimento.
Compositor de rica imaginação, foi autor de vários hinos escolares, como os do Colégio Nossa Senhora do Carmo, com letra de Otávio Filgueiras; Colégio Coração de Maria; Ateneu Progresso Brasileiro, I. E. Martim Afonso, Externato Santa Rita e ainda do da Sociedade União Operária.
Além de colaborador de jornais e revistas, em prosa e verso, como fecundo cronista, muito incentivou e trabalhou pelo teatro amador, sendo um dos entusiastas da Associação Santista de Amadores Teatrais, da qual se tornou presidente.
Luís Gomes Cruz, mestre talentoso, dedicado e experimentado, amigo de seus alunos, faleceu na terra natal, à Rua Carlos de Campos nº 2, apto. 3, a 26 de setembro de 1974.