Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1i014.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Iracema Rocha Manzione

Coordenadas da via: Latitude: -23.949355 e Longitude: -46.382423      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Doutor Haroldo de Camargo, no bairro (Jardim) Castelo

CEP: 11087-535

Termina em Balão de retorno/Praça da Paz Universal, no bairro indefinido

Nome antigo: Rua Aprovada 874

Logradouro criado em 1975

História: Decreto 4.576, de 20 de maio de 1975, do prefeito municipal, dr. Antônio Manoel de Carvalho, deu o nome de Iracema Rocha Manzione à Rua Aprovada 874, localizada no loteamento Areia Branca I, no bairro Castelo.

Iracema Rocha Manzione nasceu em Santos a 6 de fevereiro de 1902 e contraiu núpcias a 9 de setembro de 1924 om o sr. Paschoal Manzione. Formada professora pelo Liceu Feminino Santista, não tardou a lecionar na Sociedade Amiga da Instrução Popular. Com o afastamento de dona Diva Fialho Duarte, sua primeira inspetora, foi dona Iracema Rocha Manzione indicada para substituí-la, permanecendo nas funções até ser a Sociedade Amiga da Instrução Popular absorvida pela Prefeitura Municipal, sob a condição de que todas as suas professoras e funcionários revertessem para o quadro municipal. Depois de exercer o Magistério por mais de 35 anos, Iracema Rocha Manzione foi obrigada a requerer sua aposentadoria.

A principal unidade escolar mantida pela Sociedade Amiga da Instrução Popular era o atual Barão do Rio Branco, na Rua Visconde de Cairu, onde a patrona da Rua 874 exerceu o cargo de inspetora. Prestou também relevantes serviços à Sociedade Cívica Feminina, valendo assinalar que, a 15 de outubro de 1968, na Câmara Municipal, no Dia do Professor, e durante a gestão do dr. Silvio Fernandes Lopes, recebeu ela a medalha de ouro de honra ao mérito. Iracema Rocha Manzione faleceu a 20 de agosto de 1969.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 28 Supl.

.