Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1a225.htm

Vias públicas de Santos/SP
  Esta é uma denominação antiga  

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Alfaia Júnior

Coordenadas da via: Latitude: -23.944356 e Longitude: -46.327287      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Conselheiro Nébias, no bairro Vila Mathias

Termina em Largo Fernando Pessoa/Praça belmiro Ribeiro/Avenida Anna Costa, no bairro Vila Mathias

Nome antigo: Rua 84

História: Depois Rua Júlio de Mesquita. Rua 84, por sinal a mais antiga de Vila Matias, sua denominação foi considerada oficial pela lei 647, de 16 de fevereiro de 1921, que entrou em vigor a 1º de janeiro de 1922, promulgada pelo prefeito municipal coronel Joaquim Montenegro. Pela lei 75, de 11 de março de 1896, foram declarados de utilidade pública os terrenos necessários à total abertura da via pública.

Na sessão que a Câmara Municipal realizou a 27 de junho de 1889, sob a presidência de Júlio Conceição, o vereador Oliveira Pinto apresentou a seguinte indicação: 'Para ficar bem patente o reconhecimento desta Câmara Municipal pelos muitos e relevantes serviços prestados a este município durante a epidemia pelos distintos e humanitários cidadãos Júlio de Mesquita e Rangel Pestana, indico que seus nomes sejam dados a quaisquer ruas da Cidade ou dos arrabaldes; considerando sem razão de ser a denominação das ruas Felix Bento Viana e Alfaia Júnior, em Vila Matias, proponho que os dois nomes sejam substituídos pelos dos cidadãos que mencionei'. A indicação foi aprovada, contra o voto de Júlio Conceição.

A abertura da Rua Júlio de Mesquita, entre as ruas Braz Cubas e Otaviana - atual Avenida Conselheiro Nébias -, com a declaração de utilidade pública dos respectivos terrenos, foi proposta pelo projeto de lei de autoria do vereador Azevedo Sodré, aprovado em primeira discussão na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada a 4 de março de 1896, sob a presidência de Antonio Iguatemi Martins.

Projeto de lei apresentado pelo vereador José Carneiro Bastos na sessão da Câmara Municipal realizada a 9 de agosto de 1899, por ele memo presidida, declarava de utilidade pública os terrenos necessários ao prolongamento da Rua Júlio de Mesquita, 'a partir da Avenida Conselheiro Nébias até o Canal de Santos'. Adotou-o o parecer 127, da Comissão de Obras e Viação, aprovado em primeira discussão na sessão de 30 de agosto de 1899 e, em segunda discussão, na sessão de 20 de setembro do mesmo ano.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 379/380

.