Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1a015.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Adriano de Campos Tourinho

Coordenadas da via: Latitude: -23.94499 e Longitude: -46.369973      [GoogleMaps]

Começa em Rua Pedro Paulo Di Geovane, no bairro Santa Maria

CEP: 11089-110

Termina em Rua Professor Francisco de Domenico, no bairro Santa Maria

Nome antigo: Rua 522

Logradouro criado em 1956

História: Atendendo ao disposto na lei 1.815, de 1º de março de 1956, o prefeito municipal dr. Antônio Feliciano, pelo decreto 1.072, de 26 de março de 1957, deu o nome de Adriano de Campos Tourinho à Rua 522, em consonância com o projeto de lei 111, de 1954, aprovado pela Câmara Municipal de Santos na sessão realizada a 23 de fevereiro de 1956, de autoria do vereador dr. José Pires Castanho Filho.

Filho do dr. Manuel Maria Tourinho e de Maria Francisca Ferreira Tourinho, Adriano de Campos Tourinho nasceu em Santos a 17 de janeiro de 1861. Frequentou o Externato Tarquínio Silva, Colégio São Luís (de Itu) e o Mackenzie College (de S. Paulo). Tornando a Santos, ingressou no comércio, servindo às firmas Olegário Paiva & Cia., Maquiorlatti e a outras.

Em 1908, nomeado pelo coronel Carlos Augusto de Vasconcelos Tavares, prefeito municipal, iniciou carreira no funcionalismo público municipal, tendo exercido cargos e funções importantes, como o de diretor de secretaria. Além de funcionário exemplar, salientou-se pelos predicados cívicos, morais e culturais, fazendo-se estimar por todos os colegas, legatário que era de nome ilustre e honrado em Santos. Viu-se aposentado pelo decreto executivo 121, de 6 de junho de 1944, do engenheiro Antonio Gomide Ribeiro dos Santos, no cargo de chefe do Serviço Estatístico.

Quando do segundo aniversário da morte de Adriano de Campos Tourinho, a Câmara Municipal, homenageando sua memória, propôs seu nome a uma das ruas do Município, tendo o vereador Artur Rivau, na oportunidade, proferido oração com este trecho final: 'O seu nome merece ser lembrado por todos os que trabalham na Prefeitura Municipal de Santos como exemplo digno de ser imitado, pois Adriano de Campos Tourinho - não me canso de repetir - foi um exemplo de trabalho e de padrão de dignidade'.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 15/16

.