Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/baixada/bslivros04.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/25/10 23:47:21
Clique aqui para voltar à página inicial de Baixada Santista

BAIXADA SANTISTA - LIVROS
Anilinas

Leva para a página anterior

Clique na imagem para obter o conteúdo do livro em PDFPrimeira indústria importante de Cubatão, a Companhia Anilinas e Produtos Chimicos do Brasil, também chamada de Química, ou simplesmente de Anilinas, foi estabelecida em 1924 e funcionou até 1966. O terreno que ocupava daria lugar, em 1979, ao parque municipal Anilinas. Nessa empresa trabalhou o químico Hermann Gustavo Roebbelen, que em 1935 a 1937 fez uma série de fotos da empresa e seus arredores, que se tornaram testemunhos de uma época.

Este acervo de imagens, herdado por seu filho, o fotógrafo Rolando Roebbelen, serviu como ponto de partida para que a historiadora cubatense Celma de Souza Pinto, ao organizar essas e outras imagens, junto com relatos de testemunhas dessa época, reconstituísse a história desta fase inicial da industrialização em Cubatão.

Produzido pela Cia. da Cultura, com apoio do Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) e patrocínio da empresa Carbocloro, o livro contou com projeto gráfico de Fausto Carneiro e o apoio das auxiliares de pesquisa Edite Carneiro de Farias e Arnika Di Mase, e revisão de Rosa dos Anjos de Oliveira. Com 96 páginas, tem os registros ISNB: 978-85-905229-3-5 e CDU: 330.341.424(816.1), tendo sido lançado em 25 de maio de 2010.

Os originais deste livro são agora integralmente disponibilizados pelos autores para cópia gratuita (em arquivo PDF, em resolução compatível com a Internet) através do Jornal Eletrônico Novo Milênio. Para imagens em alta resolução e aquisição de exemplares impressos do livro, pode ser feito contato com Rolando Roebbelen, pelo correio eletrônico (roebbelen@uol.com.br), pelo telefone (13) 9611-2506, ou na Rua Pedro de Toledo, 500, Vila Paulista, Cubatão/SP (CEP 11510-090):

Clique na imagem para obter o conteúdo do livro em PDF

Capa do livro Anilinas

Clique >>aqui<< ou na capa acima para baixar o conteúdo integral do livro

(arquivo em formato PDF com 2.665 KB)

Os arquivos estão em formato Adobe Portable Document Format (PDF). Para obter o programa leitor desses arquivos, pode-se acessar a página brasileira http://get.adobe.com/br/reader/.

Notícia sobre o lançamento, no site da Prefeitura Municipal de Cubatão:

Os autores, dirigentes da Carbocloro e convidados, no lançamento do livro

Foto: Dilson Mato Grosso/Departamento de Imprensa/Prefeitura de Cubatão

Livro resgata a história da primeira fábrica de Cubatão
Postado por Departamento de Imprensa   
Qua, 26 de Maio de 2010 13:23

"Anilinas" foi lançado nesta terça-feira, 25, na ACIC

Com uma linguagem de fácil entendimento e fotos de época, o livro "Anilinas", da historiadora Celma de Souza Pinto e do ambientalista e fotógrafo Rolando Roebbelen foi lançado nesta terça-feira, 25, no prédio da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic). A obra conta a história da Cia. de Anilinas e Productos Chímicos do Brasil, uma das primeiras fabricantes de produtos químicos e corante do País instalada em 1918, no município de Cubatão, quando ele ainda pertencia à cidade de Santos.
O livro resgata a história da primeira indústria de Cubatão, traça um perfil dos trabalhadores da empresa e dos moradores da época, o início da industrialização na Cidade e do Brasil, a ascensão e a falência da Companhia nos anos 60. As imagens que ilustram a obra fazem parte do acervo fotográfico do antigo funcionário da Companhia Anilinas, Hermann Gustavo Roebbelen, feitas entre os anos 30 e 40 e digitalizadas pelo seu filho Rolando Roebbelen.
 Segundo Celma de Souza Pinto, o objetivo da obra foi preservar fatos relevantes da Companhia Anilinas e despertar nas pessoas o interesse por pesquisas relativas à fábrica e à industrialização de Cubatão. Para Rolando, o livro é uma forma de perpetuar essa parte importante da história da Cidade.
"Foi amor à primeira vista", relata Gerd Gustav John Jürgens, último proprietário da Cia. de Anilinas se referindo à empresa que herdou do pai John Jürgens. Gerd conta que quando assumiu a fábrica passou por muitas dificuldades, mas que recebeu ajuda de amigos e familiares para continuar com a empresa funcionando, até a sua falência nos anos 60. "Depois de 40 anos voltei ao local onde ficava a fábrica que pertenceu ao meu pai e que geri por muitos anos. Estou feliz e emocionado em ver essa história retratada em um livro", finaliza.
Para a antiga funcionária da Cia. de Anilinas, Ondina Silva e Silva, o lançamento do livro "Anilinas", foi uma emoção inigualável. "Vendo as fotos e folheando as páginas do livro, eu revivi uma parte da história da minha vida. Reconheci parentes e amigos daquela época", conta emocionada.
O lançamento contou com a presença da Secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Campinas, que representou a prefeita Marcia Rosa, com os secretários municipais José Roberto Baldini (Meio Ambiente); Fábio Inácio (Educação); Fernando Alberto Henriques Junior (Ação de Governo); Renée Castro Fernandes (Esportes e Lazer); Erenita Maria Barbosa (Assistência Social); Adalberto Ferreira (Planejamento). Ainda o ex-prefeito Carlos Frederico Soares Campos, Teodoro Pavão (Gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Carbocloro); Márcio Abreu (Gerente Industrial da Carbocloro); e demais autoridades.
 
Texto: Ana Borges
Foto: Dilson Mato Grosso/PMC
20100526- Lançamento do Livro Anilinas - ALSB

Celma e Roebbelen, na cerimônia de lançamento do livro

Fotos: Dilson Mato Grosso/Departamento de Imprensa/Prefeitura de Cubatão