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Artigo escrito em 1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/15/02 14:07:04
Marketing viral 

Mário Persona (*)
Colaborador

Não é somente o e-mail que possui a qualidade de "contaminar" multidões com sua mensagem, mas qualquer tipo de negócio na Internet deve acontecer a partir de um núcleo de "contaminação". Em busca de núcleos assim, grandes corporações adquirem sites que conseguem criar uma comunidade em torno de si. A partir deles, constróem uma espiral de negócios que irão igualmente conter outros núcleos de atração.

A lógica das grandes empresas é a mesma dos vendedores de plantas medicinais que encontramos nas praças das grandes cidades. Um show grátis, uma platéia cativa e está criado o ambiente para a venda. Na Internet o que se compra não é o site ou o serviço que oferece, mas sua capacidade de atrair clientes.

Este efeito de "contaminar" multidões é moeda forte hoje na Internet. O caso de WebRing é típico. Depois de ser incorporado pela Geocities, por tabela acabou passando para o Yahoo!, que adquiriu Geocities no início do ano. WebRing fornece um serviço gratuito para se criar links entre sites de um mesmo assunto. Por sua vez, Geocities hospeda gratuitamente sites, e Yahoo! permite que os internautas façam buscas pela Internet, também de graça.

Mas onde essa gente ganha dinheiro? É simples. Centenas de empresas anunciam ou vendem por intermédio desses sites. Elas tem o produto e buscam por alguém que tenha o público cativo.

(*) Mário Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico Crônicas de Negócios e mantém endereço próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis.