Marketing viral
Mário Persona (*)
Colaborador
Não
é somente o e-mail que possui a qualidade de "contaminar"
multidões com sua mensagem, mas qualquer tipo de negócio
na Internet deve acontecer a partir de um núcleo de "contaminação".
Em busca de núcleos assim, grandes corporações adquirem
sites que conseguem criar uma comunidade em torno de si. A partir deles,
constróem uma espiral de negócios que irão igualmente
conter outros núcleos de atração.
A lógica das grandes empresas
é a mesma dos vendedores de plantas medicinais que encontramos nas
praças das grandes cidades. Um show grátis, uma platéia
cativa e está criado o ambiente para a venda. Na Internet o que
se compra não é o site ou o serviço que oferece, mas
sua capacidade de atrair clientes.
Este efeito de "contaminar" multidões
é moeda forte hoje na Internet. O caso de WebRing é típico.
Depois de ser incorporado pela Geocities, por tabela acabou passando para
o Yahoo!, que adquiriu Geocities no início do ano. WebRing fornece
um serviço gratuito para se criar links entre sites de um
mesmo assunto. Por sua vez, Geocities hospeda gratuitamente sites, e Yahoo!
permite que os internautas façam buscas pela Internet, também
de graça.
Mas onde essa gente ganha dinheiro?
É simples. Centenas de empresas anunciam ou vendem por intermédio
desses sites. Elas tem o produto e buscam por alguém que tenha o
público cativo.
(*) Mário
Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica
faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico
Crônicas
de Negócios e mantém endereço
próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis. |