Quem ficou tomando conta da loja?
Mário Persona (*)
Colaborador
Esta
sempre foi uma pergunta bem conhecida dos pequenos negócios familiares,
muitos dos quais ainda existem principalmente no interior do Brasil. A
loja precisava ter sempre alguém de prontidão no balcão,
mesmo que fosse apenas para espantar as moscas. Hoje a pergunta pode ser
respondida pelo comerciante moderno com um tranqüilo: "Ninguém!"
Isto só foi possível graças a um novo ambiente de
negócios onde você não precisa ficar no balcão
espantando as moscas, mesmo porque não existem moscas cibernéticas
para serem enxotadas. Estou falando da Internet e do comércio eletrônico.
O sonho de todo comerciante, de vender
até enquanto dorme, já se tornou uma realidade. Que tal tirar
férias, se esticar numa rede na varanda depois da feijoada e ainda
assim continuar vendendo? Parece utopia mas não é. Negócios
pela Internet não têm dia nem hora. Acontecem sempre. E você
nem precisa ficar preocupado se tem alguém cuidando da loja.
O bolo e a fatia - O comércio
na Internet promete, e muito. O Forrester Research divulgou uma pesquisa
que prevê a movimentação de 3,2 trilhões de
dólares de receitas corporativas pela Internet até o ano
2003, ou o equivalente a 5% de todas as vendas do planeta. Você não
vai querer ficar de fora desse mercado.
A maneira como você irá
garantir a sua fatia dependerá em muito da estratégia que
adotar. Todavia, se você for um pequeno empreendedor, posso garantir
que já leva uma grande vantagem. Em um mar assim, onde ninguém
ainda conhece os obstáculos e oportunidades, os peixes pequenos
podem ser mais ágeis que as grandes baleias corporativas. Estas
são difíceis de manobrar e quando tomam o rumo errado acabam
encalhando por permanecerem muito tempo na praia do insucesso. Peixes pequenos
podem mudar rapidamente de direção.
Mas antes que você fique muito
animado, nem tudo são flores no excitante mundo do comércio
eletrônico. Você pode abrir sua loja na Internet, competir
ombro a ombro com grandes corporações e até ser mais
bem sucedido que elas neste comércio de virada de século,
mas há muito trabalho a ser feito por trás dos bastidores.
Antes de deitar na rede do quintal e ver sua conta bancária aumentar,
é preciso firmar sua presença na rede mundial.
Embora não seja propriamente
uma corrida do ouro, a Internet ainda é uma terra de oportunidades.
Mas só vão encontrá-las os que entrarem na rede agora
- será que já são retardatários? - com muita
vontade e criatividade para poderem deitar na rede depois. E quando falo
em criatividade, não estou me referindo à cor ou estilo de
sua webpage. A criatividade necessária em uma esquina por
onde passam milhões de clientes em potencial é a técnica
de fazê-los enxergar a porta de sua loja, serem cativados por um
marketing
inovador e saírem satisfeitos, querendo voltar.
Fórmula - Um bom exemplo
disto foi o exemplo dado em um artigo que li recentemente, sobre uma loja
de roupas que achou a fórmula do sucesso para vender na Internet.
Ao invés de apenas expor as fotos e preços de cada peça,
acabaram transformando simples camisas e saias em temas de romance. Como?
Descrevendo com todas as letras e cores o tecido de que cada peça
é feita, de onde veio o fio e a forma como foi tratado e até
mesmo a técnica utilizada para pregar os botões.
Esta possibilidade de incluir muito
mais informações do que um vendedor poderia passar em uma
venda normal é uma característica única do comércio
pela Internet. E que deve ser explorada. O exemplo acima foi de uma fórmula
bem sucedida que explorou a característica principal da Internet
que é a de um meio de informação. Certamente existem
outras fórmulas, limitadas somente pela criatividade - que obviamente
não tem limites. Caberá a você descobrir a fórmula
ideal para o seu negócio em particular. Assim você estará
perfeitamente integrado na rede mundial e a um passo de sua rede da varanda.
E poderá vender muito, mesmo quando ninguém estiver tomando
conta da loja.
(*) Mário
Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica
faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico
Crônicas
de Negócios e mantém endereço
próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis. |