A importância de um bom nome
Mário Persona (*)
Colaborador
Você
conhece a Amazon.com? É um excelente exemplo de um bom nome na Internet.
Ele aparece em milhares de sites na Web anunciando o maior catálogo
de livros do mundo. Seu endereço - www.amazon.com
- é fácil de ser lembrado pois evoca algo grande como a Amazônia,
um lugar que vale a pena ser explorado e que traz um gostinho de aventura
e surpresa escondido em cada curva do grande rio.
Além de escolher um nome significativo,
este ficou registrado na forma de um domínio ou endereço
de Internet. A empresa não inspiraria a mesma confiança se
ocupasse um endereço "nos fundos" de algum provedor gratuito, do
tipo:
www.free-for-you.com/e-commerce/books_and_literature/amazon.html
Status - Infelizmente
nem todas as empresas dão a mesma importância ao endereço
que irão ocupar na Web. Tem gente que prefere começar com
um endereço gratuito para depois - "se der certo" - registrar seu
próprio domínio. Geralmente não dá certo ou
o sucesso demora para acontecer, justamente por ficar patente que a empresa
não acreditou na Web ou não teve dinheiro para investir em
um mínimo de infra-estrutura. Endereços gratuitos dão
a você o mesmo status de quem vai a uma reunião de
negócios vestindo a camiseta que ganhou de brinde numa feira.
Pode acontecer do provedor gratuito
resolver mudar de nome ou alterar sua estrutura de endereços. Há
alguns anos passei por esta experiência com um site pessoal que tinha
em um provedor gratuito de Hong Kong. Quando a colônia inglesa foi
entregue à China, meu site deve ter sido entregue junto, pois nunca
mais o encontrei. Quando isto acontece com um site comercial, o prejuízo
é grande, pois todos os impressos que trazem o endereço precisam
ser refeitos, os links existentes em outros sites ficam inoperantes
e todo o trabalho de registrar o endereço em sites de busca como
o Altavista ou Cadê acaba sendo em vão.
Tudo isso pode ser evitado com o
simples registro de seu próprio domínio. Aí o www.seunome.com.br
passa a ser sua propriedade e não do provedor onde estiver hospedado.
Mesmo que você mude de provedor, o endereço permanece o mesmo.
Se você não tem planos de criar um negócio on-line
a curto prazo, ainda assim o registro de seu nome na Web é um bom
investimento. Garante que você não venha a ter uma surpresa
mais tarde, quando descobrir que alguém já registrou seu
nome. A alternativa então será mudar de nome ou tentar negociar
com seu proprietário. Seria o mesmo que precisar pagar para usar
seu sobrenome.
Um bom domínio deve ter relação
com seu negócio. Se a sua empresa tiver um nome do tipo "Industrias
Reunidas Vargem Grande do Sul" e você quiser vender seu macarrão
on-line,
é melhor pensar em criar algo do tipo www.espaguete.com.br. Como
o seu público será formado basicamente por estômagos,
isto dará a eles uma idéia muito melhor do produto. Criar
um endereço com o imenso nome de sua empresa, ou com uma sigla do
tipo www.irvgs.com.br, não irá dar água na boca de
cliente algum. Mesmo assim, é melhor planejar com antecedência,
pois se você pretende ampliar depois sua área de atuação,
ao invés de www.espaguete.com.br pense em www.massas.com.br. O inverso
também é verdadeiro. Se for limitar seu negócio a
um nicho de mercado, pense em algo do tipo www.queijo-ralado.com.br.
É bom pensar também
em um nome fácil, pois você com freqüência terá
que soletrar seu endereço a alguém por telefone. Evite nomes
acentuados, sinais ou símbolos que são difíceis de
explicar e fáceis de serem esquecidos. Se escolher www.equacao.com.br,
terá que explicar que a letra "c" é sem cedilha e que a letra
"a" não tem til. Dependendo do QI do interlocutor, será preciso
ensinar a ele qual é a letra "a" que não tem til, que til
não é parente e que "equação" não se
escreve com "ss".
Lugar - Não é
só o nome que é importante, mas o lugar onde ficará
hospedado deve ser escolhido com bastante critério. Por ocasião
de um blecaute, comentei com um cliente que nossa empresa havia
permanecido no ar graças ao gerador de emergência. Este retrucou
que isso não tinha importância alguma, já que sua casa
estava sem luz e ele não pôde ligar o micro para acessar a
Internet. As coisas só ficaram mais claras quando ele entendeu que
enquanto procurava sua caixa de fósforos para acender a vela dos
últimos aniversários, seu site continuava sendo visitado
por internautas de outras regiões e que nenhum e-mail seu
seria perdido, como aconteceu em alguns lugares.
De nada adiantará adquirir
seu domínio próprio e investir tempo e dinheiro em suas webpages
para depois hospedá-las em um provedor sem infra-estrutura para
funcionar sem interrupções, ou com um link de baixa
capacidade. Um link é o corredor por onde trafegam os dados.
Se for estreito demais, seus clientes em potencial morrerão de tédio
enquanto suas páginas estão sendo carregadas. Um provedor
que sai do ar cada vez que o webmaster soluça também
pode significar a perda de bons negócios ou mesmo o cancelamento
de seu registro em sites de busca.
Seu nome é importante demais
para ser tratado sem o devido carinho e sua empresa é um patrimônio
que não deve ficar escondido. Com a Internet, você pode ter
uma visibilidade jamais sonhada antes para seus negócios. Foi por
isso que a Amazon.com pensou grande logo de início. Afinal, daria
para não reparar em algo do tamanho da Amazônia?
(*) Mário
Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica
faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico
Crônicas
de Negócios e mantém endereço
próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis. |