Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9912e024.htm
Artigo escrito em 1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/15/02 13:36:00
A importância de um bom nome 

Mário Persona (*)
Colaborador

Você conhece a Amazon.com? É um excelente exemplo de um bom nome na Internet. Ele aparece em milhares de sites na Web anunciando o maior catálogo de livros do mundo. Seu endereço - www.amazon.com - é fácil de ser lembrado pois evoca algo grande como a Amazônia, um lugar que vale a pena ser explorado e que traz um gostinho de aventura e surpresa escondido em cada curva do grande rio.

Além de escolher um nome significativo, este ficou registrado na forma de um domínio ou endereço de Internet. A empresa não inspiraria a mesma confiança se ocupasse um endereço "nos fundos" de algum provedor gratuito, do tipo:
                    www.free-for-you.com/e-commerce/books_and_literature/amazon.html 

Status - Infelizmente nem todas as empresas dão a mesma importância ao endereço que irão ocupar na Web. Tem gente que prefere começar com um endereço gratuito para depois - "se der certo" - registrar seu próprio domínio. Geralmente não dá certo ou o sucesso demora para acontecer, justamente por ficar patente que a empresa não acreditou na Web ou não teve dinheiro para investir em um mínimo de infra-estrutura. Endereços gratuitos dão a você o mesmo status de quem vai a uma reunião de negócios vestindo a camiseta que ganhou de brinde numa feira.

Pode acontecer do provedor gratuito resolver mudar de nome ou alterar sua estrutura de endereços. Há alguns anos passei por esta experiência com um site pessoal que tinha em um provedor gratuito de Hong Kong. Quando a colônia inglesa foi entregue à China, meu site deve ter sido entregue junto, pois nunca mais o encontrei. Quando isto acontece com um site comercial, o prejuízo é grande, pois todos os impressos que trazem o endereço precisam ser refeitos, os links existentes em outros sites ficam inoperantes e todo o trabalho de registrar o endereço em sites de busca como o Altavista ou Cadê acaba sendo em vão.

Tudo isso pode ser evitado com o simples registro de seu próprio domínio. Aí o www.seunome.com.br passa a ser sua propriedade e não do provedor onde estiver hospedado. Mesmo que você mude de provedor, o endereço permanece o mesmo. Se você não tem planos de criar um negócio on-line a curto prazo, ainda assim o registro de seu nome na Web é um bom investimento. Garante que você não venha a ter uma surpresa mais tarde, quando descobrir que alguém já registrou seu nome. A alternativa então será mudar de nome ou tentar negociar com seu proprietário. Seria o mesmo que precisar pagar para usar seu sobrenome.

Um bom domínio deve ter relação com seu negócio. Se a sua empresa tiver um nome do tipo "Industrias Reunidas Vargem Grande do Sul" e você quiser vender seu macarrão on-line, é melhor pensar em criar algo do tipo www.espaguete.com.br. Como o seu público será formado basicamente por estômagos, isto dará a eles uma idéia muito melhor do produto. Criar um endereço com o imenso nome de sua empresa, ou com uma sigla do tipo www.irvgs.com.br, não irá dar água na boca de cliente algum. Mesmo assim, é melhor planejar com antecedência, pois se você pretende ampliar depois sua área de atuação, ao invés de www.espaguete.com.br pense em www.massas.com.br. O inverso também é verdadeiro. Se for limitar seu negócio a um nicho de mercado, pense em algo do tipo www.queijo-ralado.com.br. 

É bom pensar também em um nome fácil, pois você com freqüência terá que soletrar seu endereço a alguém por telefone. Evite nomes acentuados, sinais ou símbolos que são difíceis de explicar e fáceis de serem esquecidos. Se escolher www.equacao.com.br, terá que explicar que a letra "c" é sem cedilha e que a letra "a" não tem til. Dependendo do QI do interlocutor, será preciso ensinar a ele qual é a letra "a" que não tem til, que til não é parente e que "equação" não se escreve com "ss".

Lugar - Não é só o nome que é importante, mas o lugar onde ficará hospedado deve ser escolhido com bastante critério. Por ocasião de um blecaute, comentei com um cliente que nossa empresa havia permanecido no ar graças ao gerador de emergência. Este retrucou que isso não tinha importância alguma, já que sua casa estava sem luz e ele não pôde ligar o micro para acessar a Internet. As coisas só ficaram mais claras quando ele entendeu que enquanto procurava sua caixa de fósforos para acender a vela dos últimos aniversários, seu site continuava sendo visitado por internautas de outras regiões e que nenhum e-mail seu seria perdido, como aconteceu em alguns lugares.

De nada adiantará adquirir seu domínio próprio e investir tempo e dinheiro em suas webpages para depois hospedá-las em um provedor sem infra-estrutura para funcionar sem interrupções, ou com um link de baixa capacidade. Um link é o corredor por onde trafegam os dados. Se for estreito demais, seus clientes em potencial morrerão de tédio enquanto suas páginas estão sendo carregadas. Um provedor que sai do ar cada vez que o webmaster soluça também pode significar a perda de bons negócios ou mesmo o cancelamento de seu registro em sites de busca. 

Seu nome é importante demais para ser tratado sem o devido carinho e sua empresa é um patrimônio que não deve ficar escondido. Com a Internet, você pode ter uma visibilidade jamais sonhada antes para seus negócios. Foi por isso que a Amazon.com pensou grande logo de início. Afinal, daria para não reparar em algo do tamanho da Amazônia?

(*) Mário Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico Crônicas de Negócios e mantém endereço próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis.