Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9912e016.htm
Artigo escrito em 1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/15/02 13:23:42
Rádios de madeira 

Mário Persona (*)
Colaborador

Cedo ou tarde, você acabará colocando sua empresa na Internet ou... assistirá outros fazendo antes de você.

Lembro-me de ter conhecido, anos atrás, um senhor que era dono de uma fábrica de rádios. Seus rádios tinham caixa de madeira, e venderam bem enquanto os grandes fabricantes também produziam rádios com caixa de madeira. Mas quando começaram a lançar rádios com caixa de plástico, reduzindo substancialmente o preço, ele viu que não teria condições de continuar competindo.

Embora a qualidade técnica de seu produto fosse boa, ele estava conformado com o fato de ter que abandonar o mercado em poucos meses. Não tinha capital para investir em moldes para a injeção do plástico, caríssimos na época, e não tinha aproveitado a fase da caixa de madeira para desenvolver um novo produto.

Ele me pareceu alguém bastante conservador e deve ter sido o medo de tentar algo novo que acabou com seu negócio. Benjamin Franklin costumava dizer que um homem conservador é aquele que tem duas pernas perfeitas, mas nunca experimentou andar.

A Internet está hoje na fase do rádio com caixa de madeira. Ainda há possibilidade de se criar um site de negócios ou serviços com qualidade igual ou superior aos sites de grandes corporações. Daqui a pouco não será tão fácil, portanto a hora é agora.

(*) Mário Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico Crônicas de Negócios e mantém endereço próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis.