Rádios de madeira
Mário Persona (*)
Colaborador
Cedo
ou tarde, você acabará colocando sua empresa na Internet ou...
assistirá outros fazendo antes de você.
Lembro-me de ter conhecido, anos atrás,
um senhor que era dono de uma fábrica de rádios. Seus rádios
tinham caixa de madeira, e venderam bem enquanto os grandes fabricantes
também produziam rádios com caixa de madeira. Mas quando
começaram a lançar rádios com caixa de plástico,
reduzindo substancialmente o preço, ele viu que não teria
condições de continuar competindo.
Embora a qualidade técnica
de seu produto fosse boa, ele estava conformado com o fato de ter que abandonar
o mercado em poucos meses. Não tinha capital para investir em moldes
para a injeção do plástico, caríssimos na época,
e não tinha aproveitado a fase da caixa de madeira para desenvolver
um novo produto.
Ele me pareceu alguém bastante
conservador e deve ter sido o medo de tentar algo novo que acabou com seu
negócio. Benjamin Franklin costumava dizer que um homem conservador
é aquele que tem duas pernas perfeitas, mas nunca experimentou andar.
A Internet está hoje na fase
do rádio com caixa de madeira. Ainda há possibilidade de
se criar um site de negócios ou serviços com qualidade igual
ou superior aos sites de grandes corporações. Daqui a pouco
não será tão fácil, portanto a hora é
agora.
(*) Mário
Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica
faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico
Crônicas
de Negócios e mantém endereço
próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis. |