Seu próximo negócio:
você!
Mário Persona (*)
Colaborador
Se você
for uma pessoa normal, deve estar pensando em começar seu próprio
negócio. Os motivos podem ser os mais diversos: instabilidade ou
insatisfação no emprego, necessidade de aumentar a renda
familiar, ou mesmo a falta de trabalho.
Nossa sociedade está mudando.
Estamos passando rapidamente de uma sociedade industrial para uma sociedade
da informação. Como foi no passado a passagem de uma sociedade
agrícola para a economia industrial, estamos vivendo uma nova fase
de transição. Portanto antes de pensar em um novo emprego
ou em abrir seu próprio negócio da forma convencional, é
preciso analisar se não está na hora de mudar radicalmente
sua visão e passar a se mover dentro dessa nova realidade - a sociedade
da informação.
Muitos que estão começando
um pequeno negócio em casa ou abrindo uma loja ou pequena indústria
se vêem lutando contra mega-negócios bem estabelecidos que
deixam pouco espaço para quem não pode investir. Aqueles
que entendem a dificuldade de se competir nos moldes tradicionais estão
partindo para estabelecer seus negócios na Web, um terreno com muito
ainda a ser desbravado. O baixo custo de criação e hospedagem
de um site e a possibilidade de se fazer propaganda de forma econômica
atraem cada vez mais novos empreendedores para o mundo virtual.
Mas, que tipo de negócio montar?
A resposta pode estar mais perto do que os óculos sobre seu nariz.
Ou do que o lápis na orelha, já que estamos falando de negócios.
Há basicamente três coisas que você pode vender: um
produto, serviço ou conhecimento. Você pode vendê-los
separadamente ou agregar tudo em um grande produto de sucesso: VOCÊ!
Experiência - Quando
o médico examina o paciente, está vendendo seu conhecimento
adquirido ao longo de anos de estudo e experiência. Ao comprar um
medicamento, o farmacêutico está lhe vendendo um produto,
acompanhado do conhecimento que tem dele. Se um profissional for até
sua casa para aplicar uma injeção, você estará
comprando seu serviço, que só se tornou confiável
depois de um bom tempo de experiência. Conhecimento, informação,
serviços ou bens são coisas que podem ser vendidas pela Internet,
muitas vezes de uma maneira mais eficiente do que a tradicional.
Pense em você. Quantos anos
você pode ter trabalhando em um determinado ramo de negócios
que lhe tenha dado um conhecimento que agora pode ser valioso para outros?
É provável que você descubra um meio de comercializar
seu conhecimento e experiência pela Internet. Talvez você tenha
trabalhado com a venda de um produto que conhece como ninguém. Pense
que na Internet você não precisa ter o produto. Basta ter
o conhecimento e fazer a ligação de quem compra com quem
vende.
Ou pode ser que você saiba
prestar serviços e resolver problemas técnicos para empresas
que hoje já não poderiam se dar ao luxo de ter um profissional
como você em seu quadro de funcionários. Conhecimento é
um bem que pode ser comercializado e talvez você tenha um depósito
imenso disso em uma área pouco explorada e com grande potencial.
Pense naquilo que você mais gosta de fazer. Pode estar aí
sua especialização e seu produto.
(*) Mário
Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica
faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico
Crônicas
de Negócios e mantém endereço
próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis. |