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Artigo escrito em 1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/15/02 13:08:54
Seu próximo negócio: você! 

Mário Persona (*)
Colaborador

Se você for uma pessoa normal, deve estar pensando em começar seu próprio negócio. Os motivos podem ser os mais diversos: instabilidade ou insatisfação no emprego, necessidade de aumentar a renda familiar, ou mesmo a falta de trabalho.

Nossa sociedade está mudando. Estamos passando rapidamente de uma sociedade industrial para uma sociedade da informação. Como foi no passado a passagem de uma sociedade agrícola para a economia industrial, estamos vivendo uma nova fase de transição. Portanto antes de pensar em um novo emprego ou em abrir seu próprio negócio da forma convencional, é preciso analisar se não está na hora de mudar radicalmente sua visão e passar a se mover dentro dessa nova realidade - a sociedade da informação.

Muitos que estão começando um pequeno negócio em casa ou abrindo uma loja ou pequena indústria se vêem lutando contra mega-negócios bem estabelecidos que deixam pouco espaço para quem não pode investir. Aqueles que entendem a dificuldade de se competir nos moldes tradicionais estão partindo para estabelecer seus negócios na Web, um terreno com muito ainda a ser desbravado. O baixo custo de criação e hospedagem de um site e a possibilidade de se fazer propaganda de forma econômica atraem cada vez mais novos empreendedores para o mundo virtual.

Mas, que tipo de negócio montar? A resposta pode estar mais perto do que os óculos sobre seu nariz. Ou do que o lápis na orelha, já que estamos falando de negócios. Há basicamente três coisas que você pode vender: um produto, serviço ou conhecimento. Você pode vendê-los separadamente ou agregar tudo em um grande produto de sucesso: VOCÊ!

Experiência - Quando o médico examina o paciente, está vendendo seu conhecimento adquirido ao longo de anos de estudo e experiência. Ao comprar um medicamento, o farmacêutico está lhe vendendo um produto, acompanhado do conhecimento que tem dele. Se um profissional for até sua casa para aplicar uma injeção, você estará comprando seu serviço, que só se tornou confiável depois de um bom tempo de experiência. Conhecimento, informação, serviços ou bens são coisas que podem ser vendidas pela Internet, muitas vezes de uma maneira mais eficiente do que a tradicional.

Pense em você. Quantos anos você pode ter trabalhando em um determinado ramo de negócios que lhe tenha dado um conhecimento que agora pode ser valioso para outros? É provável que você descubra um meio de comercializar seu conhecimento e experiência pela Internet. Talvez você tenha trabalhado com a venda de um produto que conhece como ninguém. Pense que na Internet você não precisa ter o produto. Basta ter o conhecimento e fazer a ligação de quem compra com quem vende. 

Ou pode ser que você saiba prestar serviços e resolver problemas técnicos para empresas que hoje já não poderiam se dar ao luxo de ter um profissional como você em seu quadro de funcionários. Conhecimento é um bem que pode ser comercializado e talvez você tenha um depósito imenso disso em uma área pouco explorada e com grande potencial. Pense naquilo que você mais gosta de fazer. Pode estar aí sua especialização e seu produto.

(*) Mário Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico Crônicas de Negócios e mantém endereço próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis.