Só para gente grande?
Mário Persona (*)
Colaborador
Uma das
preocupações do pequeno empreendedor na Internet é
a concorrência. A grande concorrência. Muitos apostam que no
futuro a Internet só terá lugar para duas ou três livrarias
gigantes, duas ou três lojas de CD imensas, e assim por diante. O
sucesso e a velocidade de crescimento de uma Amazon.com, por exemplo, tem
levado muitos a desistir da corrida. Mas será que não existe
lugar para o pequeno e médio empreendedor?
Por que as pessoas ainda compram frios
em mercearias, frutas e verduras em quitandas ou bebem cerveja no bar da
esquina? Em muitos casos, comprar no bar da esquina pode ser mais caro
do que fazer compras em grandes supermercados. Mas os pequenos sobrevivem
porque oferecem algo que os grandes não podem oferecer. Você
pode dizer que é o tratamento personalizado, produtos mais frescos,
bebida gelada, ou seja lá o que for, mas a verdade é que
cada pequeno bem sucedido encontrou algo que o gigante não podia
oferecer.
Nichos - Acredito que será
difícil para um livreiro concorrer com empresas como Amazon.com,
mas se ele for especialista em um determinado nicho, vender livros de um
determinado assunto, e oferecer informações e suporte que
o gigante não consiga oferecer, certamente conquistará seu
lugar.
Pense naquele feirante que consegue
atrair toda a freguesia do bairro, enquanto seu colega ao lado, vendendo
a mesma mercadoria, não faz o mesmo sucesso. É a pessoa,
o tratamento, a conversa e as características, impossíveis
de serem transferidas, que fazem um comércio ser diferente do outro.
Assim como acontece na feira, as
mesmas regras valem para se fazer notar entre milhões de "barracas"
virtuais. Não basta vender o produto na Internet. É preciso
que o vendedor "se venda". É a imagem do negócio que fará
a diferença. E na hora de se fazer conhecido, a Internet dá
recursos para que o pequeno criativo consiga se promover, fazendo muito
barulho com pouco recurso.
(*) Mário
Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica
faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico
Crônicas
de Negócios e mantém endereço
próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis. |