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Artigo escrito em 1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/15/02 12:05:12
O valor da credibilidade 

Mário Persona (*)
Colaborador

As pesquisas apontam que a maior preocupação de quem compra na Internet - e o que mais atrapalha o comércio on-line - é a idéia de que sua compra poderá estar sendo feita em um site sem segurança. Daí a importância de seu site de negócios não apenas ter segurança, mas mostrar que tem. O trabalho para conquistar a credibilidade de seus clientes não deve parar nunca. Uma boa imagem de seu negócio é algo que você terá que construir tijolo a tijolo. Não se ganha credibilidade de uma hora para outra.

Não vá com muita sede ao pote, quando o negócio for Internet. Seus clientes perceberão logo. Seu site, feito às pressas, poderá parecer mais um caixote de vendedor de ilusões pronto a sumir de vista, do que o edifício sólido de uma corporação estável e confiável. 

É preciso planejamento, investimento e tempo antes de começar. Mas isto não deve desencorajar aqueles que já estavam prontos a embarcar na aventura da rede. Se quiser continuar ganhando o que ganha, continue fazendo o que faz. Caso contrário, arrisque. Mas com os pés no chão e a preocupação no cliente. Mesmo que o faça com o coração na mão.

O que fácil vem, fácil vai. Vigaristas existem aos montes, mas não conseguem permanecer por muito tempo no mesmo lugar porque seu negócio é de rapina. Matam, comem e saem buscando a próxima vítima. 

Mas para se conseguir um ganho crescente e certo, tenha em mente que o maior bem que um negócio pode ter é sua credibilidade. E na Internet, onde é mais notada a ausência do elemento humano, o trabalho de se construir credibilidade deve ser levado mais a sério do que em qualquer outra área. Na Internet, mais do que no relacionamento ao vivo, é fácil perder um cliente em potencial.

Lembre-se: Se você não conseguir transmitir credibilidade na primeira visita que alguém fizer ao seu site, não terá uma segunda chance.

(*) Mário Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico Crônicas de Negócios e mantém endereço próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis.