Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9912dcd2.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 28/12/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 09:12:05
JOGOS
Muita ação nos novos games

Nestes jogos, recomenda-se aos pais que verifiquem nas caixas o selo: são todos para adolescentes acima de 12 anos, no mínimo, devido ao temário de sangue e violência. É importante que o jogador tenha maturidade para não se influenciar por seu conteúdo:

Shadow Company – Este jogo 3D de tática e ação da Ubi Soft, distribuído pela Brasoft, faz o usuário assumir o comando de uma força de elite de mercenários. Começa com o resgate de um grupo na Angola, abandonado pelo próprio batalhão após uma emboscada. O usuário deve completar a missão e retirar os sobreviventes do país, reconstruindo a unidade e descobrindo o que aconteceu, para talvez obter a revanche sobre o traidor do grupo. 

O ponto forte está na elaboração das estratégias, nas doze missões – ambientadas também na Rússia, na América do Sul etc. Pode ser jogado em rede e requer Pentium 200, 24 MB de RAM, 100 MB livres no HD, Win-95/98. Possui página Web.

ShadowMan – Mike LeRoi, o ShadowMan,  é o personagem principal de uma trama que envolve magia, seitas, conhecimentos do oculto (mitologia vodu) e surpresas, neste jogo da Works Multimidia/Acclain, em que o usuário é um fracassado estudante de literatura inglesa e motorista de táxi em Chicago, que só pensa em vingança contra os assassinos de sua família. Tem a missão de tentar defender a Terra contra as forças do Mal, podendo viajar entre o mundo dos vivos e o dos mortos (Deadside). Requer Pentium 200 com 32 MB de RAM (recomendados 64 MB), leitor de CDs 8x, Win-95/98, 350 MB livres no HD, placa aceleradora 3D. 

Hidden and Dangerous – Ambientado na Segunda Guerra Mundial e totalmente dublado em português, este simulador da GreenLeaf permite que o jogador lidere um grupo de quatro soldados que se infiltram no território europeu inimigo e realizam 23 missões em seis campanhas, como ataques a bases inimigas, resgate de prisioneiros ou suporte de artilharia para unidades aéreas. Os desenvolvedores foram assessorados pelo coronel Rampula, da Força Aérea Tcheca, fazendo com que armas, uniformes, veículos etc. reproduzam minuciosamente a realidade da época. 

O jogador pode pilotar tanques de guerra, motos, caminhões, carros, jipes e até um tanque Panzer. O game permite ação cooperativa entre quatro jogadores via rede local, podendo-se jogar em terceira ou primeira pessoa. Requer Win-95/98, Pentium 166 MMX, placa aceleradora 3D e som compatível com DirectX, 10 MB livres no HD, leitor de CDs 4x,16 MB de RAM, mouse Microsoft ou compatível. Quem registrar o jogo recebe brindes.

Legacy of Kain: Soul Reaver – A GreenLeaf dublou para nosso idioma a versão PC deste jogo de aventura e ação 3D da Eidos, com gráficos e animações realistas, jogabilidade inovadora (passagem constante do plano espectral ao material), fases que podem ser intensamente exploradas, grande número de desafios e inimigos. 

A história começa no apogeu do império de Kain, líder de uma legião de vampiros que dominaram o reino de Nosgoth, tornando-se quase deuses. Raziel, o mais poderoso dos tenentes de Kain, evolui mais que o mestre, sendo capturado e lançado no Lago dos Mortos. Revivido por um espírito divino, ganha novos poderes para servir como o anjo da morte e restaurar o equilíbrio das almas no reino de Nosgoth. 

Além de habilidade no combate, o jogo requer muito raciocínio, acompanhando a revelação dos mistérios da trama. Um sistema exclusivo centraliza os personagens, para que não fiquem perdidos e errando golpes no meio da luta – problema que frustrava os gamemaníacos. Raziel consegue usar qualquer objeto do cenário como arma, desde um bloco de pedra até tochas na parede. A propósito, fique de olho nas paredes, elas têm iconografias com dicas de alguns enigmas. Requer Win-95/98, 16 MB de RAM, leitor de CDs 4x, DirectX 6 e placa de som compatível, 320 MB livres no HD. Veja em Gamespot e em Eidos Interactive.

Saga, Fúria dos Vikings – Com caixa e manual traduzidos pela Infogrames, o jogo permite ao usuário comandar sete clãs de guerreiros Vikings contra mais de 60 tribos formadas por personagens fantásticos, retirados de lendas nórdicas, como gigantes, centauros e anões. 

Como o jogo usa recursos de inteligência artificial, para ser bem sucedido nas batalhas é importante um bom planejamento, como estocar alimentos, madeira e metais para o inverno. Os cenários em 3 níveis de zoom e gráficos 3D retratam com detalhes a movimentação das embarcações e as variações climáticas. O game requer Pentium 166, 32 MB de RAM, leitor de CDs 8x, 120 MB livres no HD, DirectX 6.

The Guardian of Darkness – Ekna, um solitário monge exorcista, é o último portador das chaves, descendente dos guardiões da fronteira entre a vida e a morte, o Portal, uma organização secreta que lhe confia as missões mais perigosas, relacionadas com o paranormal. 

Com avançada tecnologia 3D em tempo real, inimigos inteligentes, 28 maldições com o máximo de efeitos especiais, da violenta explosão telecinética até o sutil êxtase emocional, o jogo da Infogrames tem dez episódios, incluido um museu pré-colombiano, um restaurante fast-food, uma destilaria e um zepelim. Requer Windows 95;98, vídeo SVGA, 2 MB de vídeo, placa aceleradora 3Dfx ou que seja compatível com Direct 3D, Pentium 200 com 32 MB de RAM, leitor de CDs 4x, 8 a 300 MB livres no HD. Inclui DirectX 6.

Driver – Não é um jogo de corrida: os autódromos foram substituídos pelas cidades de Los Angeles, Miami, Nova Iorque e São Francisco, todas com ruas repletas de tráfego, pedestres, semáforos e obstáculos. Os veículos usados são os famosos Mustangs dos anos 70, pesadões, instáveis e difíceis de manobrar, mas possantes e charmosos. 

O piloto veterano Tanner deve se infiltrar numa quadrilha de criminosos que faz qualquer tipo de trabalho sujo em troca de dinheiro e prestígio. Terá de passar por testes de habilidade ao volante, correndo contra o relógio, fazer cavalos-de-pau e sofrer derrapagens, interceptar carros adversários e recolher mercadorias suspeitas. Os policiais normais (muito eficientes) não sabem que Tanner é seu colega e vão tentar prendê-lo. 

O enfoque não é a violência, mas a habilidade ao volante (aliás, ao contrário de certos games que foram proibidos no Brasil, neste jogo é impossível atropelar um pedestre...). A opção Film Director permite criar filmes de perseguição para assistir depois. Distribuído pela GreenLeaf, requer Win-95/98, Pentium 233, 80 MB livres no HD, 16 MB de RAM, 4 MB de VRAM, leitor de CDs 16x.

Black Moon – Contos e Magias – Um jogo de guerra, combate e estratégia da Infogrames, num mundo heróico de magia e destruição. O jogador encarna o grande guerreiro Wismerhill e luta ao lado de aliados valentes, contra adversários demoníacos do Império de Lhynn, onde habitam seis raças diferentes. Pode comandar quatro batalhões diferentes em mais de 100 missões progressivas, em quatro campanhas. 

O cenário inclui mais de 80 unidades e 120 construções, do monumento sagrado do Paladino até o gigantesco Elefante de Batalha. Requer Pentium 200 MMX, 32 MB de RAM, leitor de CDs 8x, 350 MB livres em HD, Win-95/98, vídeo 2 MB/65 mil cores, compatível com DirectX 6.

Veja mais:
Novas aventuras na Terra e no espaço
Novidades também em aplicativos