Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9912bnat.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 14/12/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:13:09
NATAL
Computação traz bons e maus presentes 

Muitos CDs novos, mas também um vírus que ataca no dia 25

Carlos Pimentel Mendes
Editor

Prilissa. Guarde esse nome. Ele está armado para atacar justamente no dia de Natal, e é um dos mais novos exemplares de uma série já calculada em 40 mil agentes destrutivos, entre vírus, worms, trojans etc. Enquanto se diverte com os novos games em CD-ROM ou instalando novas placas em seu micro, fique atento para mensagens de Boas Festas recebidas pelo correio eletrônico, pois podem conter um péssimo presente, a exemplo do arquivo Happy99.exe que circula há um ano pelo mundo. Com certeza, alguém está desenvolvendo algo parecido e logo saberemos. 

Mesmo que isso não ocorra, fique atento aos e-mails recebidos mesmo dos amigos, pois alguns agentes destrutivos têm agora o poder de enviar mensagens no nome de uma pessoa, sem que ela saiba. A propósito, a pessoa que supostamente remete os e-mails pode ser você mesmo (verifique seu computador com um anti-vírus bem atualizado, se não quiser passar o Natal ouvindo desaforos dos já então ex-amigos...).

Este final de ano (1999) vai ser também bastante complicado em função do Bug do Milênio, a falha nos computadores e programas que altera as datas nos computadores. O assunto é muito mais sério do que se pensa. Num conhecido hospital, o presidente acaba de cair das nuvens onde placidamente estava, ao descobrir que vai ter de refazer um banco de dados com mais de 75 mil fichas de usuários, ainda neste mês. Desinformado, ele pensava que a falha era apenas nos equipamentos, quando na verdade o maior problema está nos bancos de dados que usam campos de data com dois dígitos para o ano, e nos programas que executam ações a partir desses dados.

A propósito: os cardíacos não precisam se preocupar: o marcapasso que usam não vai falhar, pois não tem circuitos sensíveis a diferenças de data: a falha – como já ocorreu neste ano em Singapura – ocorre nos equipamentos que recebem e analisam os dados fornecidos pelos marcapassos, nos hospitais. A desculpa que o ditador Pinochet tentou dar na Inglaterra, um mês atrás, não vale, portanto.

Veja mais: 
Algumas surpresas podem acontecer
Faça seu plano de contingência
Um vírus como presente de Natal 
Bug do Milênio agora tem verme como companhia
Novos problemas para quem está corrigindo a Falha Y2K
Computação tem muitas sugestões para presentes
Lojas de Santos também destacam promoções
Novos programas chegam às lojas
Escolha seu jogo para o Natal!
RPGs, estratégia e simulação têm novos títulos
Até o Pluft virou jogo
Simuladores de vôo são diversão certa
Esportes incluem até rodeio nos novos games
Recomendações finais sobre o ano 00