WEB
Megaportal Terra comemora amanhã
o início de suas atividades
Internautas têm agora
conteúdo local e internacional na mesma página
Com uma
festa para cerca de mil pessoas e shows das bandas Paralamas do
Sucesso e Titãs, será comemorada amanhã, no paulistano
Via Funchal, a criação do megaportal Terra, que começou
a funcionar no dia 31/10/1999. O megaportal funciona como uma espécie
de guarda-chuva que abriga sete empresas da Europa e das Américas
(Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Guatemala, México e Peru). Essas
empresas passam a ter uma identidade única, uma marca global ainda
mais forte e com importante presença local, como explica a diretora
executiva do ZAZ, Sílvia de Abreu.
Como ela explica, trata-se de o lançamento
de uma nova dimensão, repleta de novidades e novos produtos. A marca
Terra vai conviver com as marcas do grupo utilizadas localmente pelos parceiros
na Europa e nas Américas. Assim, os domínios locais, como
o ZAZ, continuam existindo e ganham uma dimensão internacional.
Na prática, por exemplo, os usuários de A Tribuna Internet
que acessarem o portal (em http://www.terra.com.br
ou em http://www.zaz.com.br) receberão
uma página configurada para as necessidades da Baixada Santista,
parcialmente diferente da página vista a partir de outros lugares
do Brasil e do mundo.
Tamanho – A nova empresa já
nasce grande, com mais de 800 mil clientes, 18 milhões de visitas
mensais e 300 milhões de páginas visitadas a cada mês.
O megaportal Terra vai investir em infra-estrutura e conteúdo para
sempre se manter na liderança no mercado de Internet nas regiões
em que está presente. "Vamos oferecer aos clientes tudo o que eles
querem, o que precisam e o que nem imaginam que existe", explica Sílvia.
"Até agora, contávamos
com importantes nomes locais, porém necessitávamos de uma
marca global, com identidade única e que nos distinguisse na Internet
em nossa real dimensão: a companhia de Internet líder nos
mercados de língua espanhola e portuguesa", afirma Juan Perea, presidente
da Terra Networks. "A Terra representa a união dos esforços
realizados por estes parceiros pioneiros na Internet e será capaz
de oferecer uma nova gama de serviços a seus usuários."
O nome Terra foi escolhido a partir
de uma criteriosa pesquisa de mercado liderada pela FutureBrand, multinacional
especializada no desenvolvimento de novas marcas corporativas. Segundo
estudos feitos pela FutureBrand, o conceito "Terra" ajuda a reforçar
o principal objetivo da companhia, que visa oferecer o máximo de
soluções locais e globais a seus clientes sem nenhuma barreira
cultural ou de idiomas. A imagem corporativa criada para a Terra tem três
pontos fortes essenciais: desmistifica a Internet, explora a diversidade
e, ao mesmo tempo, promove integração.
Empresas – A Terra Networks
S.A. planeja lançar ainda neste final de ano serviços de
acesso à Internet e um portal dirigido à comunidade espanhola
presente nos Estados Unidos. Em todos os mercados em que atua, a Terra
está desenvolvendo serviços de publicidade, marketing,
comércio eletrônico e outras atividades relacionadas com estas
áreas. Terra também combina uma ampla gama de conteúdos
internacionais com outros conteúdos de forte atuação
local.
O megaprovedor ZAZ, por sua vez,
possui conteúdo voltado para relacionamento, informação,
diversão, serviço e comércio eletrônico, agregando
mais de 140 canais e tendo entre seus parceiros A Tribuna, Bloomberg,
Reuters, Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, MSNBC,
Weather Channel, jornal Lance e as revistas Carta Capital,
Ícaro, IstoÉ, IstoÉ/Gente e IstoÉ/Dinheiro.
Mantendo conteúdo aberto focado e interativo em assuntos de economia,
entretenimento, crianças, educação, culinária,
esportes, entre outros, o ZAZ opera em mais de 130 cidades brasileiras
e com programação regional. |