Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9911btrr.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 9/11/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:16:12
WEB
Megaportal Terra comemora amanhã o início de suas atividades 

Internautas têm agora conteúdo local e internacional na mesma página

Com uma festa para cerca de mil pessoas e shows das bandas Paralamas do Sucesso e Titãs, será comemorada amanhã, no paulistano Via Funchal, a criação do megaportal Terra, que começou a funcionar no dia 31/10/1999. O megaportal funciona como uma espécie de guarda-chuva que abriga sete empresas da Europa e das Américas (Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Guatemala, México e Peru). Essas empresas passam a ter uma identidade única, uma marca global ainda mais forte e com importante presença local, como explica a diretora executiva do ZAZ, Sílvia de Abreu.

Como ela explica, trata-se de o lançamento de uma nova dimensão, repleta de novidades e novos produtos. A marca Terra vai conviver com as marcas do grupo utilizadas localmente pelos parceiros na Europa e nas Américas. Assim, os domínios locais, como o ZAZ, continuam existindo e ganham uma dimensão internacional. Na prática, por exemplo, os usuários de A Tribuna Internet que acessarem o portal (em http://www.terra.com.br ou em http://www.zaz.com.br) receberão uma página configurada para as necessidades da Baixada Santista, parcialmente diferente da página vista a partir de outros lugares do Brasil e do mundo.

Tamanho – A nova empresa já nasce grande, com mais de 800 mil clientes, 18 milhões de visitas mensais e 300 milhões de páginas visitadas a cada mês. O megaportal Terra vai investir em infra-estrutura e conteúdo para sempre se manter na liderança no mercado de Internet nas regiões em que está presente. "Vamos oferecer aos clientes tudo o que eles querem, o que precisam e o que nem imaginam que existe", explica Sílvia.

"Até agora, contávamos com importantes nomes locais, porém necessitávamos de uma marca global, com identidade única e que nos distinguisse na Internet em nossa real dimensão: a companhia de Internet líder nos mercados de língua espanhola e portuguesa", afirma Juan Perea, presidente da Terra Networks. "A Terra representa a união dos esforços realizados por estes parceiros pioneiros na Internet e será capaz de oferecer uma nova gama de serviços a seus usuários."

O nome Terra foi escolhido a partir de uma criteriosa pesquisa de mercado liderada pela FutureBrand, multinacional especializada no desenvolvimento de novas marcas corporativas. Segundo estudos feitos pela FutureBrand, o conceito "Terra" ajuda a reforçar o principal objetivo da companhia, que visa oferecer o máximo de soluções locais e globais a seus clientes sem nenhuma barreira cultural ou de idiomas. A imagem corporativa criada para a Terra tem três pontos fortes essenciais: desmistifica a Internet, explora a diversidade e, ao mesmo tempo, promove integração.

Empresas – A Terra Networks S.A. planeja lançar ainda neste final de ano serviços de acesso à Internet e um portal dirigido à comunidade espanhola presente nos Estados Unidos. Em todos os mercados em que atua, a Terra está desenvolvendo serviços de publicidade, marketing, comércio eletrônico e outras atividades relacionadas com estas áreas. Terra também combina uma ampla gama de conteúdos internacionais com outros conteúdos de forte atuação local.

O megaprovedor ZAZ, por sua vez, possui conteúdo voltado para relacionamento, informação, diversão, serviço e comércio eletrônico, agregando mais de 140 canais e tendo entre seus parceiros A Tribuna, Bloomberg, Reuters, Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, MSNBC, Weather Channel, jornal Lance e as revistas Carta Capital, Ícaro, IstoÉ, IstoÉ/Gente e IstoÉ/Dinheiro. Mantendo conteúdo aberto focado e interativo em assuntos de economia, entretenimento, crianças, educação, culinária, esportes, entre outros, o ZAZ opera em mais de 130 cidades brasileiras e com programação regional.