Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9911bbps.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 9/11/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 09:03:04
Bips 

Moda egípcia – Como ficaria o seu nome, se fosse registrado pelos escribas dos faraós? Há um site francês que faz a conversão automática de palavras latinas para os antigos hieróglifos e explica os fundamentos dessa escrita. Veja como foi traduzida a palavra Informática. A dica é dos autores de outro site interessante (principalmente para quem tem curiosidade sobre a famosa dança do ventre e a cultura do país das pirâmides), a casa de chá egípcia Khan el Khalili, que desde 1982 funciona na capital paulista.

A tela mostra como os escribas escreveriam 'Informática'
Microsoft – "Para funcionar corretamente depois da virada do milênio, alguns produtos Microsoft podem requerer uma atualização de software do ano 2000. Para ficar atualizado, preparamos um site na Web que você pode consultar a qualquer momento. Basta acessar para obter informações sobre o ano 2000 e as respectivas atualizações de software Microsoft", informam os representantes da empresa. 

Eles acrescentam: "Recomendamos que você instale as atualizações de software para poder continuar tirando o maior proveito de seu computador e seus programas. O acesso a este site da Web e às atualizações de software necessárias são inteiramente gratuitos, aplicando-se apenas as tarifas decorrentes do tempo de conexão. Se você não possui acesso à Internet, basta ligar para o Atendimento Microsoft através do telefone (0**11)822.5764, e solicitar o CD de recursos do Microsoft Ano 2000. "

Portanto, vamos ao download, há muito o que atualizar...

Bug brasileiro – Agora, faltando algumas semanas para o potencial desastre, é que o governo brasileiro começa realmente a se preocupar com o Bug do Milênio, divulgando "sem alarmar" que o problema existe. As empresas e os órgãos estatais, tanto quanto os particulares, estão bastante atrasados no processo de revisão dos seus sistemas computadorizados e não conseguirão completá-lo a tempo. Resta às empresas e pessoas desenvolverem rapidamente esquemas de contingência e treinarem pessoal para lidar com todo tipo de emergência que possa surgir em decorrência de falhas nos processamentos eletrônicos. Inclusive usando as velhas máquinas de escrever, documentos para preenchimento manual etc. 

Por exemplo, como enfrentar eventual desabastecimento de combustível, água e alimentos; falhas no sistema bancário e financeiro; defasagem inesperada de alguns dias no pagamento e/ou recebimento de contas (ou salários); suportar falhas nos transportes de cargas, especialmente insumos para a linha de produção; socorrer clientes prejudicados por falhas nos produtos ou serviços que sua empresa presta (e depois enfrentar um batalhão de advogados e juízes que poderão liquidar sua empresa para o pagamento desses prejuízos).

Pode até nada acontecer, ou pode acontecer de tudo e, como afirma a irônica Lei de Murphy, o que tiver de acontecer acontecerá justamente onde se tinha absoluta certeza de que nada poderia dar errado. Aliás, não acredite piamente em relatórios oficiais de que o problema esteja resolvido em algum setor. Afinal, quando mudaram o sistema telefônico em 7/1999, nada deveria dar errado pelas informações oficiais, mas por algum tempo a telefonia nacional ficou um caos...

Mas, não é preciso estocar água, comida e pilhas para três meses como alguns têm citado, basta reforçar a despensa e reservar alguns litros extras de água (dois litros por dia por pessoa), de forma a suportar sem problemas eventualmente alguns dias de desabastecimento, o tempo suficiente para serem providenciadas soluções emergenciais. Conforme as possibilidades, estoque também remédios e outros produtos manufaturados indispensáveis, especialmente aqueles que só são fornecidos por uma empresa. 

Informática avisou...