Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9910bpop.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 12/10/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:06:58
6 BILHÕES
Internet registra a explosão populacional 

Em algum momento do dia de hoje (12/10/1999), em algum lugar do mundo, segundo as estatísticas, estará nascendo a criança que completará o número mágico de seis bilhões de habitantes. Não há estatística que permita tal precisão, mas na Internet há até sistemas de contagem, mostrando o número de nascimentos a cada minuto. E hoje, justamente quando comemoramos o Dia da Criança, a explosão populacional da Terra atinge esse recorde. 

Página capturada em 9/10/1999
Pelas tendências estatísticas, essa nova criança não terá muito o que comemorar: devido às falhas de produção e distribuição de alimentos e riquezas, provavelmente ela nascerá numa região pobre, e sequer terá muito tempo de vida, pois a falta de infra-estrutura básica causará sua morte provavelmente bem antes de que chegue ao ano mágico de 2001, que inaugura o novo milênio.

Página capturada em 10/10/1999: o contador do Censo dos EUA já tinha ultrapassado os 6 bilhõesNa Web, há até um site inaugurado à zero hora de hoje, YouDraw, que pretende receber 500 mil desenhos pela Internet, de crianças de todo o mundo, para formar um livro que terá exatas 12 mil cópias - totalizando portanto a impressão de 6 bilhões de desenhos. Cada livro terá 500 páginas e mil desenhos por página, o que é possível devido ao pequeno tamanho dos desenhos. O trabalho, com os 12 mil livros, será também mostrado em uma exposição internacional. Essa instalação será acrescida de três livros por semana, correspondendo ao aumento populacional (1,5 milhão de pessoas). Veja no site como participar.

Contagem –  Esqueça o Bug do Milênio (Y2K, sigla do inglês Ano 2 Mil)! Mais grave que ele é o crescimento explosivo da população mundial, neste Y6B (Ano 6 Bilhões), destaca o site Y6B da organização Zero Population Grouth (ZPG - Crescimento Zero da População) na Internet. 

No alto da página, a contagem da população estimada, atualizada a cada acesso, seguindo-se noticiário a respeito dos problemas que o crescimento populacional está trazendo ao mundo e links para doações que os internautas queiram fazer, contribuindo para sua campanha de educação social que visa reduzir o crescimento da população humana e melhorar suas condições de vida. Uma das notas lembra que em 1804 a população mundial era de apenas 1 bilhão, mas bastaram apenas os últimos 12 anos para que passássemos de 5 bilhões para 6 bilhões de pessoas.

O serviço de buscas Yahoo! criou uma página especial, coletando notícias de diferentes fontes da imprensa a respeito do tema. Como a do Christian Science Monitor, que apresenta amplas estatísticas, como a de população urbana (a cidade de São Paulo está em terceiro lugar no mundo, com 17,5 milhões de habitantes, após Tóquio e Cidade do México; em quarto lugar, encostando com 17,4 milhões, está Bombaim, na Índia). Já o ecologista David Pimentel, da Universidade de Cornell (EUA) - e que não tem parentesco conhecido com o editor de Informática, antes que perguntem - informa em notícia da Associated Press que durante o próximo século, pelos atuais indicadores, "12 milhões de humanos em condições miseráveis deverão sofrer uma vida difícil na Terra".

O escritório do Censo norte-americano mantém a página de informações sobre a população mundial. Devido aos critérios de cálculo, para essa entidade o número de seis bilhões de pessoas foi atingido já no final de 7/1999 (desde então, já terão nascido mais 18 milhões de humanos).

Outro contador é o do Fundo da População das Nações Unidas (UNFP - United Nations Population Fund), com amplas informações sobre o crescimento populacional. Segundo as estimativas, há menos de uma chance em dez de chance de nascer numa família em relativa prosperidade, e mais de três chances em dez de nascer num ambiente de extrema pobreza. O quinto mais próspero da humanidade consome 86% dos recursos mundiais e tem um ganho eqüivalente a 82 vezes a renda da população mais pobre, tal a concentração de riquezas, sem precedentes na história.

Página capturada em 10/10/1999: o contador do Censo dos EUA já tinha ultrapassado os 6 bilhões

Veja mais imagens desta matéria.