Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9909dpia.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 28/9/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:13:29
Colégio Jean Piaget cria comunidade virtual para alunos, pais e professores 

Extranet quer valorizar o aprendizado pela troca de experiências

Expandindo seus limites físicos, o colégio Jean Piaget está criando uma comunidade virtual de aprendizagem, com a implantação do Projeto Edunet - Educação em Redes de Aprendizagem (Internet, intranet e extranet). No sistema, os pais, alunos e professores, depois de se conectarem normalmente ao sue provedor de acesso Internet, em lugar de abrirem o navegador normal (Netscape, Internet Explorer etc.), usam um software cliente fornecido pela escola para o contato direto com o Jean Piaget. Por ser especialmente desenvolvido, permite alta performance na troca de arquivos, que ocorre assim de forma muito mais rápida que se fosse usado o navegador normal.

Segundo o mantenedor da escola, Alexandre Thomaz Vieira, está sendo estudada a abertura da extranet à comunidade em geral, a partir do próximo ano, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso ao acervo didático do Jean Piaget. Enquanto isso, continua disponível o acesso normal à página - que, aliás, é objeto de concurso entre os alunos: a melhor proposta de remodelação será disponibilizada na Web a partir da próxima terça-feira, com prêmios à equipe vencedora, que também fará a manutenção posterior do conteúdo do site.

Edunet – O Projeto Edunet é um sistema de gerenciamento de conteúdos e obtenção de conhecimento através de conferências, bate-papos, troca de mensagens etc., em que todos podem compartilhar informações em um ambiente de colaboração que possibilita interação entre educadores, pais e alunos. Todos têm acesso a um banco de recursos e arquivos de forma temática, além da troca de informações e experiências de aprendizagem.

O acesso ao programa busca facilitar a vida dos alunos. A tela de abertura ("Praça") tem os ícones Escola, Lanchonete, Banca de Notícias, Centro Cultural e Comunitário, Weblioteca e Café. A partir da tela inicial, o usuário pode acessar o ambiente virtual de seu interesse, onde encontrará informações específicas, além dos vínculos para outras sessões.

Na tela Escola, por exemplo, o usuário atinge seus ambientes usuais de trabalho: sala de aula, secretaria, sala de professores, coordenação e direção, cada um deles com um conjunto de informações relevantes ao seu trabalho.

O Café é um espaço reservado aos adultos da comunidade virtual da escola (pais e professores, basicamente) para conversas e troca de idéias sobre temas de interesse comum, em um ambiente menos formal. Já na Lanchonete, o aluno entra em um ambiente moderno e descontraído, onde encontra chat entre colegas, jogos shareware, RPG, sites para lazer, hobbies e sugestão de CDs, livros, vídeos etc.

Outra novidade é o ambiente reservado para cursos de capacitação de professores e da escola de pais, no Centro Cultural e Comunitário. Um dos objetivos é colocar um profissional, de qualquer área, para conversar com os pais e tirar suas dúvidas. Além disso, existem áreas para exposição dos trabalhos dos alunos.

A Banca de Jornais oferece diversas seções: alunos, professores, fofocas, pais, esportes, funcionários, passatempos e informações gerais sobre a escola. Há também a Weblioteca, uma biblioteca virtual do Jean Piaget, onde ficam disponíveis recursos como endereços de sites organizados por assuntos, planejamentos anuais e bimestrais das disciplinas, banco de atividades, listagem de vídeos e materiais didáticos disponíveis na escola etc.

Novo ambiente – "A utilização desse espaço virtual proporciona ao aluno um novo ambiente pedagógico, pois ele poderá acessar o banco de dados da escola direto de sua casa, via Internet, respeitando seu ritmo próprio de aprendizagem e ampliando a troca de reflexões com os colegas. Todas as informações referentes à estrutura administrativa e pedagógica do Jean Piaget estão à disposição no FirstClass, com diferentes níveis de acesso. Ou seja, professores poderão consultar todos os planejamentos, alunos poderão conferir o conteúdo de todas as disciplinas e o corpo administrativo terá mais facilidade no fluxo de informações", cita Vieira.

O FirstClass oferece benefícios como a comunicação por e-mail, a participação em conferências eletrônicas com outros usuários (alunos e professores) e em grupos de debates on-line; em bate-papos em tempo real, ou ainda procurar informações específicas on-line, enviar ou receber correspondências de outros usuários ou grupos de usuários, mesmo de outras redes e da Internet; usar inúmeros aplicativos como editores de texto e enciclopédias em CD-ROM etc.

Os professores podem ainda trocar experiências com os colegas sobre maneiras eficientes de trabalhar com determinados assuntos; planejar aulas com outros educadores; divulgar as notícias da escola, enviar memorandos e anúncios, promover projetos de colaboração com alunos de outras escolas, avaliar a compreensão dos alunos, enviar testes on-line (que podem ser corrigidos depois pelo professor), publicar trabalhos de alunos na Internet e ainda manter as atividades do ano para pesquisas posteriores.

Tecnologia – "Isto tudo está sendo uma grande novidade e necessitou uma capacitação de toda a comunidade escolar. Alunos, professores, funcionários, pais e diretores, mais do que um treinamento, todos estão passando pela vivência dessa nova forma de interação pedagógica, na qual participação e colaboração são fundamentais para que a troca de informações e a aprendizagem ocorram", avalia o mantenedor da escola.

Ele ressalta que o Colégio Jean Piaget vem investindo na atualização tecnológica, visando criar um ambiente próximo ao encontrado nas melhores universidades e empresas de todo o mundo: "A tecnologia implementada em nosso colégio é a mesma utilizada pela Universidade da Califórnia (Ucla), Universidade de Toronto, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), e por empresas como Lucent Tecnologies, AT&T, jornal New York Times, Localiza Rent A Car, entre outras."

"Dessa forma - completa Alexandre Vieira -, amplia-se os horizontes dos alunos, valoriza-se a aprendizagem de todos pela colaboração e troca de informações e experiências, propiciando o acesso ao Colégio Jean Piaget, de qualquer lugar e de qualquer hora do dia ou da noite".