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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 28/9/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:06:22
Museu americano e Intel lançam exposição de arte e cultura na Web 

É a segunda parte da mostra The American Century: Art & Culture 1900-2000

Desde o dia 26/9/1999, está disponível na Internet a segunda parte da exposição The American Century: Art & Culture 1900-2000, aberta simultaneamente com a inauguração física da mostra, no Whitney Museum of American Art. O site já exibia desde 4/1999 a primeira parte da mostra, com imagens realistas em 3-D e informações de fundo detalhadas e interativas, dentro do objetivo de oferecer a pessoas do mundo inteiro uma nova forma de ver e aprender sobre obras de arte.

O site ArtMuseum.net tira o máximo proveito da capacidade global de acesso, além de utilizar a capacidade única de integrar imagens e informações, permitindo uma exploração autodirigida praticamente ilimitada. Essa parceria sem precedentes entre a Intel e o Whitney permite que os visitantes do site explorem conteúdo rico e interativo e torna a Parte II da exposição "The American Century", que abrange o período de 1950-2000, acessível a pessoas que não podem visitar o museu.

"O ArtMuseum.net tira proveito da Internet como um meio educativo inteiramente novo, que permite aos usuários organizar ativamente a informação através de sua própria integração autodirigida de imagens, texto e sons", diz Ciaran Doyle, diretor da Intel Productions. "Essa galeria online usa uma tecnologia permite ao espectador a oportunidade de aprender sobre uma obra de arte com base em uma perspectiva totalmente nova."

A Parte I da exposição "The American Century", que abrange o período de 1900-1950, foi lançada em abril de 1999 com uma exposição on-line que inclui mais de 100 obras de arte exibidas no museu. Com o lançamento da Parte II, o site ArtMuseum.net acrescentará mais de 100 obras selecionadas da Parte II da exposição no museu, além de documentos de arquivo, imagens e informações históricas. A nova tecnologia permitirá que os visitantes do site vejam algumas obras em 3-D. As obras da arte americana do século continuarão disponíveis online durante três anos.

Os visitantes da extensão online da exposição "The American Century", Parte II, serão guiados através de um conjunto único de perspectivas educacionais que, quando combinadas com as tecnologias e as capacidades da Internet, permitem que a experiência online proporcione mais do que uma simples visita recreativa ao museu. Os visitantes do site poderão aprender sobre as obras de arte, relacionando-as aos principais eventos históricos e aos principais temas abordados por esses artistas durante os últimos cinqüenta anos. Os visitantes também poderão criar e gravar visitas personalizadas à exposição ou usar centros interativos de aprendizado no site.

Nova tecnologia – A Intel aprimorou o site "The American Century" com nova tecnologia que permite a experiência mais realista possível da exposição na Internet. Por exemplo, várias esculturas que foram incluídas na Parte II terão capacidades 3-D, entre elas "Velvet White" de John Chamberlain, 1962, "Soft Toilet" de Claes Oldenburg, 1966, e "Puzzle Bottle" de Charles Ray, 1995. Os visitantes do site poderão movimentar essas esculturas e visualizá-las em vários ângulos, permitindo viver on-line uma experiência muito próxima à experiência ao vivo.

Além de criar o site, a Intel está explorando novas formas de ampliar seu conteúdo aos próprios visitantes do museu. Em uma iniciativa conjunta com o Whitney, a Intel está conduzindo uma pesquisa no museu sobre como os Tablet PCs podem fornecer informações multimídia sobre as obras de arte a futuros visitantes do museu.

Os testes de campo no museu com o Tablet PC focalizarão a definição do melhor detalhamento e mix de conteúdo para os visitantes do museu, além de analisar como essas visitas interativas poderia ser adaptadas às necessidades de professores, visitantes de outros países que não falam inglês e deficientes auditivos. A idéia é que o conteúdo de multimídia desenvolvido para um site da Internet pode ser levado ao Tablet PC via conexão de rede sem fio. Embora o teste não seja aberto ao público em geral, visitas como a que está sendo testada podem se tornar rotina nos esforços educativos dentro do museu.