Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9909afio.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 7/9/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:03:34
TECNOLOGIA
Nova tendência é o acesso sem fio à Internet 

Padrão poderá surgir em menos de cinco anos

A nova tendência e oportunidade para o desenvolvimento do mercado de comunicações é a chamada Internet sem fio. Quem garante é o vice-presidente executivo e presidente do setor de Soluções de Rede da Motorola Inc., Bob Hedfors. Em recente palestra no Congresso Mundial de CDMA, realizado em Hong Kong, Hedfords previu o rápido desenvolvimento de serviços móveis, com a conexão entre a Internet e o padrão TCP/IP. "Informações personalizadas, serviços interativos e relacionados com localização e com tempo estarão entre os serviços oferecidos gratuitamente", observou Hedfords.

"O sucesso comercial dos novos serviços, entretanto, depende de tecnologias e padrões com características chaves", afirmou ele à platéia de mais de 800 executivos do setor de telecomunicações. "Os operadores que tirarem vantagem dessas tecnologias e do novo fluxo de serviços que podem ser criados serão os líderes no novo mundo da Internet sem fio". 

Hedfords afirmou, ainda, que o crescimento da renda desse novo mercado irá surgir através de seu posicionamento como "parte de uma rede de redes". Para Roberto Medeiros, diretor regional do Setor de Soluções de Rede (NSS) para a região Sul da América do Sul e Caribe as redes sem fio irão eventualmente se tornar uma parte inseparável do mundo da Internet.

Novos negócios –"Na medida em que caminhamos para a Internet sem fio, temos a oportunidade de criar novos modelos de negócios, baseados na integração do valor agregado da Internet com o das operadoras de redes. Devido a essa integração, iremos criar novos serviços, alcançar novos clientes e descobrir novas fontes de renda potenciais", explicou Medeiros.

Ao final da palestra, o executivo da Motorola enfatizou a necessidade urgente de a indústria sem fio oferecer serviços de nova geração, além dos equipamentos e sistemas adequados. "Se fizermos isso de maneira correta, o potencial é quase ilimitado", completou.

No início de 1999, a Motorola e a Cisco Systems Inc. anunciaram uma aliança estratégica para o desenvolvimento e distribuição de um New World Framework, baseado em Internet, para redes sem fio. Esse acordo oferecerá a primeira plataforma totalmente IP para a indústria sem fio, unindo diferentes padrões para tal serviço por todo o mundo. Desta forma, será introduzida uma plataforma aberta, baseada em Internet, para a integração de serviços de dados, voz e vídeo, em redes celulares.

Nos próximos quatro ou cinco anos, a Motorola e a Cisco deverão investir, juntas, cerca de US$ 1 bilhão para desenvolver a Internet sem fio. Também serão criados Centros de Soluções de Excelência em todo o mundo, estimulando o conhecimento da nova tecnologia pela indústria sem fio e encorajando o desenvolvimento de novos serviços e produtos baseados nos padrões abertos da Internet.