Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9908dzap.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 24/8/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:07:23
INFORMÁTICA
Zap Trade cria cursos especiais para 
Terceira Idade e donas-de-casa 

Sistema tem características inéditas e material especialmente desenvolvido

"Vamos criar um site?", pergunta a vovó ao neto, no material de divulgação da santista Zap Trade, que está lançando dois cursos de Informática voltados para públicos bem específicos: os integrantes da Terceira Idade e as donas-de-casa.

Todos os detalhes foram pensados na montagem desses treinamentos, até mesmo o uso de letras em corpo maior para facilitar a leitura das apostilas por pessoas com a visão reduzida (como é comum entre os integrantes da Terceira Idade), ou a possibilidade de reposição de aulas (resolvendo o problema das donas-de-casa, que às vezes precisam resolver problemas domésticos ou com os filhos e sentiriam dificuldade em acompanhar um curso com horários estritos).

O custo também é ajustado ao orçamento de cada um, pensando nas dificuldades financeiras que todo mundo enfrenta atualmente, e o aprendizado segue o ritmo das necessidades de cada um, inclusive pensando no uso que os alunos farão: pagar contas pela Internet, fazer o orçamento doméstico, agendar aniversários, arquivar as receitas culinárias preferidas, processar textos, acessar bancos de dados etc. 

Os cursos têm duração de seis meses, com duas aulas por semana de uma hora cada uma, pela manhã ou à tarde, sendo possível repor aulas perdidas. São desenvolvidos em salas de treinamento similares a um ambiente empresarial, com turmas de sete alunos, um aluno por micro, e os computadores ligados em rede. Totalmente práticos e apostilados, incluem certificado de participação (reconhecido pela Assespro).

Método – O material didático foi desenvolvido pelo professor-doutor Eduardo Chaves, que é titular de Educação na Unicamp, onde exerce suas funções há quase 25 anos. Usa a metodologia passo-a-passo, que facilita o aprendizado por ser simples e direta, e instrutores preparados para o esclarecimento das dúvidas que surgirem. 

Embora o conteúdo seja adaptado às turmas de Terceira Idade e donas-de-casa, é basicamente semelhante, com três materiais didáticos integrados que dão ao aluno a oportunidade de aprender a usar o computador na companhia de outras pessoas de mesma faixa etária ou de interesses.

Os alunos aprendem a processar texto, isto é, digitar, corrigir, diagramar e imprimir documentos de vários tipos, como cartas, requerimentos, diários, listas diversas etc.; criar e usar planilhas eletrônicas, isto é, matrizes de números dispostos em linhas e colunas, que permitem programar o orçamento pessoal, acompanhar sua execução, manter a contabilidade dos gastos pessoais e domésticos, acompanhar a evolução de contas bancárias e investimentos, controlar estoques etc.; usar bancos de dados de compromissos (agendas), endereços, aniversários, tarefas a realizar etc.; usar a Internet para pesquisar, visualizar e, desejando, gravar em disco informações multimídia, que envolvem texto, gráficos, imagens, sons e até mesmo vídeo.

Os materiais cobrem elementos selecionados dos softwares: Microsoft Windows, Word, Excel, Schedule Plus ou Outlook, e Internet. Durante o aprendizado, os alunos perceberão que a experiência adquirida também pode ser aplicada ao mundo empresarial, permitindo que se candidatem a empregos que exijam conhecimentos essenciais de Informática. A Zap Trade tem sede na Av. São Francisco, 65, loja 1, em Santos, e o telefone 219.8844.