COMÉRCIO
Sistema reduz preços finais
em cerca de 10%
ECR é
a sigla do inglês Efficient Consumer Response, que significa
Resposta Eficiente ao Consumidor. O termo surgiu em 1992 nos Estados Unidos,
onde se estima o sistema tenha propiciado economia superior a US$ 30 bilhões,
em toda a cadeia de suprimentos.
No Brasil, o conceito de ECR começou
a sair do papel em 1997, quando foi fundada a Associação
ECR Brasil. A entidade iniciou suas atividades com 22 indústrias
e 22 empresas do varejo e do atacado associadas. Atualmente, é presidida
por José Simão Filho, do Grupo Pão de Açúcar,
representando o atacado e varejo, e Orivaldo Gallasso, do lado da indústria.
Conta hoje com quase 90 associados, entre as maiores indústrias
e empresas do varejo e do atacado nacionais, bem como bancos, transportadoras,
consultorias e prestadores de serviços.
Atualmente, 30% da cadeia nacional
de abastecimento já aderiu à ECR, gerando economia de US$
1,5 bilhão. Tomando como base um mercado de US$ 46,59 bilhões
(segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados
- Abras), o potencial de redução de custos da ECR no Brasil
é de US$ 4,5 bilhões, com diminuição de 10%
no preço final dos produtos adquiridos pelos consumidores.
EUA
já economizam
30
bilhões
de dólares com o ECR
|
Fazem parte da Associação
ECR indústrias como Coca-Cola, Ceval, Nestlé, Sadia, Antárctica,
Bombril-Cirio, Brahma, Colgate-Palmolive, Elma Chips, Gessy Lever, Gillete
do Brasil, J.Macedo, Johnson & Johnson, Kaiser, Kellog's, Kolynos,
Perdigão, Parmalat, Quaker do Brasil, Revlon-Bozzano, Souza Cruz,
Spal Ind. De Bebidas, Procter & Gamble e Wella do Brasil. Entre as
empresas de atacado e varejo estão Pão de Açúcar,
Sé, Makro, Bompreço, Sonae, Planalto, Senff Parati e Casa
Sendas, Ciro e Atacado Vila Nova.
A entidade conta ainda com o apoio
de entidades como Abras, Associação brasileira de Atacadistas
e Distribuidores (Abad), Associação brasileira da Indústria
Alimentícia (Abia), Associação Brasileira das Indústrias
de Higiene, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e Associação
Brasileira de Automação Comercial (EAN Brasil).
O que é – A ECR é
uma grande aliança entre indústrias e supermercadistas, na
qual os distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar
maior valor ao consumidor. Com isso, o maior desafio da ECR é tornar
a cadeia de distribuição mais ágil, reduzindo o custo
total do sistema, estoques e bens físicos, proporcionando ao consumidor
a possibilidade de escolher produtos mais frescos, na hora certa, no lugar
certo e com maior qualidade.
Existem alguns princípios
básicos: em primeiro lugar, a ECR se preocupa em redesenhar os processos
comerciais, a fim de torná-los eficientes e, em seguida, automatizá-los
ao menor custo possível, buscando a redução do desperdício
de tempo e dinheiro. Mais do que isso, a Resposta Eficiente ao Consumidor
só tem sucesso se tiver como metas estes quatro pontos:
A
ECR deve ser conduzida por líderes extremamente comprometidos em
estabelecer alianças lucrativas tipo ganha/ganha, colocando uma
pá de cal no velho paradigma do ganha/perde.
Todas
as informações devem ser rápidas e precisas, com o
objetivo de dar apoio a decisões efetivas de marketing, produção
e logística As informações devem, ainda, transitar
externamente entre os parceiros, via EDI (electronic data interchange,
troca eletrônica de dados), eliminando a papelada e tornando o processo
menos burocrático.
Os
produtos devem fluir com a maximização dos processos de adição
de valor desde a produção/embalagem até a sacola do
consumidor, bem como assegurar que o produto certo esteja disponível
na hora certa.
Uma
medida de desempenho e sistemas de recompensa consistentes, direcionados
para a eficiência de todo o processo.
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