Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9908avar.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 3/8/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:02:38
CONGRESSSO
TecnoVarejo mostra avanços tecnológicos no comércio varejista 

Aborda soluções de supply chain, business intelligence, automação comercial, logística e e-commerce

Nos dias 10 e 11/8/1999, a Mantel organiza em São Paulo o TecnoVarejo-99, 1º Congresso Nacional de Tecnologia, Automação e Comércio Eletrônico Aplicados ao Varejo. Destinado aos executivos e empresários que atuam no segmento de varejo, o evento abordará as principais soluções, tendências e necessidades em tecnologia para a indústria varejista. Com conteúdos específicos para profissionais de negócio e de tecnologia, o congresso será dividido em três sessões paralelas - Executive, Management e Technical - e nas cinco apresentações da General Sessions, totalizando 29 palestras que cobrirão todos os aspectos da tecnologia no varejo.

Em paralelo, o evento contará ainda com uma exposição gratuita, onde serão apresentados os mais recentes produtos, serviços e soluções voltados para o setor varejista. De acordo com Marcos Wettreich, presidente da Mantel, a globalização e a tecnologia da informação estão mudando a face do varejo brasileiro. O TecnoVarejo 99 vai discutir as últimas novidades tecnológicas relacionadas ao setor, como as soluções de supply chain, business intelligence e comércio eletrônico", afirma.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer casos brasileiros de sucesso no uso de tecnologia no segmento varejista, como os do banco Bozano Simonsen, Chocolates Garoto, Lojas Americanas, Shell, Shop Time, Smart Club, Xerox e outros, além de conhecer empresas líderes que estão utilizando a tecnologia para crescer e reestruturar sua relação com o mercado.

Destaques – Um dos destaques do congresso será o debate mediado pelo diretor técnico do curso de MBA e executivo em varejo, Nelson Pedrozo, sobre o futuro do varejo e os desafios da nova economia no Brasil e no mundo. Estarão participando os presidentes do banco Bozano Simonsen, Paulo Ferraz; da BCP, Roberto Peón; da Outback SteakHouse, Peter Rodenbeck, e o executivo do Grupo Mappin/Mesbla, José Paulo Ferraz do Amaral.

Entre os palestrantes, encontram-se o professor de marketing da Kellog Northwestern University, Eric E.Sorenson; o professor do Programa de Administração de Varejo da FEA/USP, Cláudio Felisoni de Angelo; a diretora da Jupiter Communications, empresa especializada em tendências on-line na América Latina e no Canadá, Zia Daniell Wigder; e a pesquisadora do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Maria Alice Frontini.

Para o fundador da livraria virtual Booknet e um dos palestrantes do evento, Jack London, a administração empresarial passa por enormes mudanças no mundo do varejo pós-Internet. Segundo London, a explosão das telecomunicações e a expansão da comunicação interpessoal vão mudar a face do varejo no século XXI. "Um encontro dedicado ao debate deste tema é absolutamente oportuno e necessário, uma vez que um dos setores mais atingidos pelos novos padrões da economia mundial é o setor de varejo", diz.

Outro palestrante, o gernete de Soluções Telecom da SAP/Brasil, Joaquin Jaime, considera os temas de tecnologia, automação e comércio eletrônico fundamentais na pauta de todas as empresas que pretendem se adaptar à concorrência globalizada.  "Em particular, as empresas de varejo têm que entender o que é ser web enabled e aproveitar a onipresença da Internet para disponibilizar aos seus clientes e consumidores em geral os seus produtos e serviços", conclui.

O TecnoVarejo 99 é patrocinado pelas empresas Microsoft, Mlab e SAP e ocorre no hotel paulistano Meliá (Av. das Nações Unidas, 12.559). A exposição gratuita acontece durante os dois dias do evento, das 10h30 às 18h30. Detalhes e inscrições na Central de Atendimento da Mantel, pelos telefones (0**11) 280.3366, pelo correio eletrônico ou na página.